Blog

7 dicas de exercícios para espaços pequenos
Ir à academia nem sempre é uma opção pra todo mundo, mas isso não quer dizer que você precise ficar sem fazer exercício.
07 Junho 2022

Independente do espaço, o que importa é se movimentar regularmente. Para te ajudar a sair da mesmice, separamos dicas de exercícios para espaços pequenos.

Para começar, defina um local da sua casa para você fazer seu treino. Seja movimentos que usem o peso do corpo ou alguns materiais simples, é possível manter uma rotina de exercícios mesmo sem ser sócio de alguma academia.

Dicas de exercícios para espaços pequenos

Como sempre motivamos um estilo de vida ativo e saudável, separamos opções de exercícios para que você se mantenha em forma, mesmo sem ter um espaço dedicado à isso.

1. Alongamento

É necessário sempre se alongar no início da atividade para não machucar nenhum músculo ao longo do exercício. Os materiais necessários são: toalha e almofada.

Lembre sempre de uma dica importante: não jogue todo o peso do corpo sobre as mãos ou joelhos, isso pode causar desconforto excessivo nas articulações. Faça o movimento de forma progressiva e com calma.

2. Abdominais

Prancha em decúbito ventral: apoie os antebraços e a ponta dos pés no chão. Os antebraços e o braço devem fazer um ângulo de 90 graus ou em formato de “L". Sustente o peso do corpo contraindo todo o abdômen. Feche os dentes e solte o ar pelos espaços entre eles, e sem seguida conte 10 segundos, podendo progredir até 30 segundos, obedecendo o ritmo da sua respiração.

Prancha em decúbito lateral: semelhante ao exercício anterior, porém, dessa vez o corpo ficará de lado, apoiado em um dos antebraços e a lateral de um dos pés, o outro braço repousará no corpo. Conte 10 ou no máximo 20 segundos, seguindo o padrão respiratório do exercício anterior (uma alternativa para esse exercício é apoiar os joelhos ao invés dos pés).

3. Flexão

Flexão no solo: apoie as mãos na linha das axilas, distribuindo o peso do corpo entre as mãos e a ponta dos pés. Faça 3 séries: uma com 6 repetições, com 8 repetições e a última com 10. Uma alternativa para o exercício é apoiar os joelhos no chão de forma que reduza o peso de sustentação.

4. Extensão

Extensão tríceps testa: apoie os antebraços na parede, semelhante a prancha em decúbito ventral, distancie os pés da parede, aproximadamente um passo,e estenda o braço. Faça três series, a primeira com 6 repetições, a segunda com 8 repetições e a última com 10.

5. Agachamento

Agachamento na cadeira: sente em uma cadeira e aproxime os calcanhares dos pés da cadeira; em seguida, incline um pouco o tronco para frente e levante, ao retornar a cadeira sempre controlando a velocidade (desça contando 4 segundos). Faça 3 series, a primeira com 6 repetições, a segunda com 8 repetições e a última com 10.

6. Elevação

Elevação de quadril: com as costas no chão, dobre as pernas com os joelhos apontados para cima e eleve o quadril. Eleve até o corpo ficar reto, não passe desse ponto pois pode tensionar demais a coluna.

O apoio é feito entre os ombros e os pés. Uma alternativa é realizar o exercício em apoio em uma das pernas, que fica estendida do ar. Faça 3 series de 20 repetições.

Após a prática dos exercícios em espaços pequenos, é necessário fazer um desaquecimento para que o corpo vá desacelerando e assim os batimentos cardíacos voltem ao normal. Caso não seja feito, o organismo pode entrar em colapso, causando tonturas e até desmaios, de acordo com estudos realizados.

7. Desaquecimento

Primeiro, deite-se com a coluna totalmente ereta. Abrace os joelhos e contae até 10 para relaxar a coluna aos poucos.

Depois, deite de peito para o chão. Eleve a coluna com os braços apoiados no chão sem que o quadril descole do chão, contando até 10.

De acordo com estudos realizados, a prática regular de exercícios físicos é eficaz para reduzir a pressão arterial de repouso, contribuindo também para reduzir o risco cardiovascular, ou seja, diminui o risco de problemas cardíacos e até o estresse emocional.

Vale lembrar ainda que toda essa atividade precisa vir acompanhada de uma alimentação saudável.

Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!
Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras! 
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: blog.livup