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Alimentação e exercícios: saiba como ganhar massa magra
Quem deseja elevar a performance física e emagrecer de forma saudável sem passar por sacrifícios sabe que é um desafio que exige a mudança de hábitos. Nesse sentido, buscar formas de perder gorduras e ganhar massa magra é fundamental.
23 Setembro 2021

Seja para melhorar a estética ou ganhar força e resistência muscular, saber como ganhar massa magra é muito importante para a saúde. No entanto, é uma tarefa que deve ser feita da forma correta, evitando efeitos contrários no organismo.

Sendo assim, o equilíbrio entre atividades físicas, sono adequado e alimentação saudável é o segredo para aumentar a massa magra. Para ajudar você a evoluir sem sacrifícios e preservando a sua saúde, confira neste post como ganhar massa magra sem correr riscos!

O que é massa magra

Massa magra são todos os tecidos e partes do corpo que não são constituídos por gorduras. Nessa categoria estão inclusos os músculos, todos os órgãos, vasos sanguíneos, tendões, ligamentos e a pele.

No entanto, os músculos acabam tomando a atenção quando se fala em massa magra, principalmente por pessoas que praticam atividades físicas. Apesar desse fato, a massa muscular representa apenas uma parte da massa magra corporal.

A massa magra é responsável pelo funcionamento do organismo e pelo equilíbrio das funções vitais, mantendo o metabolismo acelerado.

Basicamente, quanto maior for o percentual de massa magra no corpo, maior será a queima de calorias e, consequentemente, a perda de peso.

Ao investir em uma alimentação saudável e na prática frequente de atividades físicas, é possível adquirir massa magra pelo aumento da massa muscular. Esse processo proporciona diversos benefícios para a saúde, por exemplo:

• prevenção de doenças cardiovasculares;

• prevenção da obesidade e diabetes;

• melhoria da performance muscular;

• acelera o metabolismo;

• perda de peso saudável;

• melhor desempenho físico;

• maior energia e disposição.

Dessa forma, uma pessoa que mantém hábitos saudáveis alinhados com a prática de exercícios físicos pode notar com o tempo que o peso parou de diminuir e voltou a subir. Isso geralmente significa que o corpo está substituindo a gordura pela massa magra, o que é excelente.

Dicas para ganhar massa magra

Ter o corpo ideal é muito mais do que as questões estéticas, pois consiste em ter uma vida saudável, prevenir doenças e estar sempre com disposição. Para tanto, a massa magra tem um papel fundamental.

Para o organismo aumentar a porcentagem de massa magra é preciso tomar algumas atitudes diárias, que promovem benefícios e elevam a qualidade de vida e o bem-estar.

Saiba como fazer!

Comece a malhar aos poucos

A musculação é uma atividade física muito eficiente para aumentar os músculos e proporcionar mais resistência ao organismo. A prática regular dessa atividade promove resultados rápidos, estimulando o crescimento da massa magra.

Com uma série de exercícios, a musculação realizada com acompanhamento profissional contribui para perder peso e ganhar massa magra de forma segura. Evitando lesões causadas pelo excesso de cargas e posturas inadequadas.

É interessante começar aos poucos e no seu ritmo, melhorando a performance gradativamente com o tempo. Assim, os resultados serão mais consistentes e não vão exigir sacrifícios extremos ou colocar sua saúde em risco.

Agora, se você não tiver muita afinidade com a musculação, existem diversas modalidades que também são eficientes. O importante é não abrir mão do exercício físico.

Faça uma reeducação alimentar

A alimentação equilibrada é indispensável para a saúde e tem influência direta para ganhar massa magra. Treinar com qualidade e intensidade não proporciona resultados se não houver uma alimentação equilibrada que suprirá as necessidades nutricionais de cada pessoa.

O ideal é desenvolver uma alimentação variada e de qualidade, considerando os seus objetivos com o treino. Evite alimentos gordurosos e muito calóricos, pois contribuem para aumentar a massa gorda, o que compromete a saúde.

Para estimular o ganho de massa magra e recuperação muscular após as atividades físicas, crie uma alimentação equilibrada em proteínas, vitaminas, minerais, carboidratos e fibras. São diversas opções de alimentos naturais e nutritivos para compor uma dieta balanceada e saudável.

Dietas vegetarianas geralmente fornecem alimentos ricos em nutrientes, pois sua base é constituída por ingredientes naturais, minimamente processados e muito saborosos. Proteínas vegetais como feijão, grão de bico e ervilha, são excelentes para ganhar massa magra, reduzir o colesterol e a gordura corporal.

Deixe o músculo descansar

O descanso é imprescindível para a saúde e contribui para a recuperação do corpo após um dia de atividades intensas. Consiste em uma etapa fundamental para aumentar a massa magra e para recompor as energias.

Além disso, noites mal dormidas influenciam o organismo a consumir insulina no dia seguinte, aumentando a possibilidade de procurar alimentos calóricos. Um risco que compromete o rendimento das atividades cotidianas e a alimentação saudável.

Sendo assim, procure descansar mais cedo e dormir entre 6 e 8 horas por noite, pois esse repouso é determinante para a recuperação das células de todo o corpo, o que também inclui as células musculares. Durante o sono o organismo desempenha funções importantes para a manter a saúde.

Noites bem-dormidas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo contra infecções e também contribui para regular a produção hormonal. Esses aspectos são essenciais para facilitar o crescimento muscular e da massa magra.

Mantenha a hidratação

Independentemente dos objetivos ou da rotina, beber água é essencial para qualquer pessoa, principalmente para quem deseja ganhar massa magra. É um hábito que além de ser saudável, é uma necessidade para o organismo manter as funções vitais.

A hidratação é importante para todas as atividades do corpo, desde as funções celulares até a regulação da temperatura corporal e lubrificação das articulações. A falta de água também provoca a perda de força e baixo desempenho das atividades físicas.

Portanto, o consumo de água deve ser constante durante o dia, também antes e após fazer atividades físicas. Mantendo a hidratação você terá mais possibilidades de ganhar massa magra com toda saúde.

Busque acompanhamento profissional

Ter apoio de profissionais especialistas é fundamental para obter orientações seguras para ganhar massa magra livre de riscos à saúde. Além disso, contribui para ter resultados mais rápidos e eficientes.

Procure apoio para elaborar uma dieta saudável e feita de forma personalizada, ou seja, considerando as necessidades do seu organismo e a sua rotina. Faça exames periódicos e monitore os índices do seu corpo.

Também é fundamental contar com a orientação de profissionais para fazer atividades físicas de forma segura, respeitando seus limites e objetivos.

Ganhar massa magra é fundamental para a saúde

O ganho de massa muscular proporciona benefícios importantes para a saúde que vão além de ter um corpo bonito. Auxilia, sobretudo, na melhorar do desempenho em diversas funções e atividades, sejam profissionais ou pessoais.

Além de garantir maior resistência aos estímulos físicos e psicológicos, evitando diversas doenças que podem causar danos graves à saúde. Por isso, investir em hábitos saudáveis para ganhar massa magra é uma ótima ideia para ter longevidade e qualidade de vida.

A saúde é um conceito que envolve diversos fatores, como aspectos sociais, físicos e psicológicos. O ganho de massa contribui para todos eles, elevando a autoestima e oferecendo condições perfeitas para superar os desafios do dia a dia.

Como você percebeu, a prática de exercícios físicos e a alimentação balanceada são primordiais, além de garantir inúmeros benefícios para a saúde e promover o bem-estar.

Se você gostou do post e deseja saber mais informações importantes para a sua saúde, não perca tempo!

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Fonte: Super Bom