Blog

ALIMENTOS PÓS-TREINO: O QUE COMER
Ingerir alimentos no pós-treino é essencial para construir massa muscular e manter mente e corpo saudáveis.
09 Junho 2022

No entanto, após um treino intenso, podemos ser tentados pela comida mais próxima para satisfazer a fome. E, vamos combinar, nessas horas nem sempre fazemos as escolhas mais saudáveis do mundo...
E, vamos combinar, nessas horas nem sempre fazemos as escolhas mais saudáveis do mundo...

Como parte de uma dieta equilibrada, ao escolher alimentos nutritivos, podemos ajudar nosso corpo a se recuperar e a construir músculos. Abaixo, compartilhamos as informações essenciais a respeito do assunto para você.

QUANTO TEMPO DEPOIS DO TREINO DEVO COMER?

Você já se perguntou quanto tempo após o exercício você deve comer? Primeiro, quando nos exercitamos, usamos alguns de nossos estoques de glicogênio e quebramos algumas proteínas que estão guardadas em nossos músculos. Então, depois do treino, nosso corpo se esforça para reparar e regenerar essas proteínas e para reabastecer os estoques de glicogênio.

Segundo a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, é preciso hidratar novamente o organismo e comer alimentos com alto teor de carboidratos pelo menos 30 minutos após o treino para uma recuperação ideal. Após cerca de até 3 horas do exercício, a ingestão de proteínas e outros carboidratos é recomendada para uma boa recuperação dos músculos. Afinal, a ingestão de proteínas vai ser essencial para a manutenção e crescimento da massa muscular.

QUE TIPO DE COMIDA VALE MAIS A PENA INGERIR LOGO APÓS O TREINO?

Antes de fazer aquele lanche pós-treino, a coisa mais importante é hidratar-se. Qual a razão disso? Primeiro, porque o suor é composto principalmente por água e sódio. E como os treinos fazem você suar, é necessário tomar água para repor os líquidos perdidos durante o treino. Também é importante para você, atleta, manter um bom nível de sódio e potássio no organismo. Vale considerar as bebidas com uma pequena quantidade de sódio, pois ajudam na retenção e na distribuição de líquidos pelo corpo.

Agora, para ajudar na recuperação muscular no pós-treino, é importante também comer alimentos que contenham carboidratos e proteínas.

Se você é tão fissurado em proteínas quanto nós, deve saber que são nutrientes essenciais a se buscar após uma sessão de treinamento. Comer alimentos ricos em proteínas de alta qualidade fornece ao corpo os aminoácidos necessários para reconstruir os músculos que foram danificados durante a atividade física. Tente consumir proteínas em até 24 horas após o exercício.

Existem muitas fontes de proteínas que você pode escolher, como leites, ovos e produtos à base de proteínas vegetais, como soja, por exemplo, cada um contendo aminoácidos essenciais. Produtos com whey protein são ótimas opções para o pós-treino, pois seus aminoácidos são rapidamente absorvidos pelo corpo, ajudando na reconstrução da massa muscular.

Mas as proteínas não são os únicos nutrientes necessários no pós-treino. Seu corpo também precisa repor os estoques de glicogênio, utilizados durante o treino. Comer alimentos com alto teor de carboidratos é uma ótima opção para o período de recuperação.

Não tem certeza de quanto você deve comer? A Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva recomenda o consumo de 8 a 10 gramas de carboidratos por quilo de peso no pós-treino. Lembrando que estas recomendações são referentes à rotina e ao organismo de atletas. Para saber a quantidade ideal para você, é importante consultar um médico e/ou nutricionista.

FOQUE EM ALGUNS ALIMENTOS PARA FAVORECER A RECUPERAÇÃO MUSCULAR

Para que você não fique sem ideias, dê uma olhada nesta lista de diferentes alimentos com nutrientes importantes para ajudá-lo na recuperação após o treino.

PROTEÍNAS LÁCTEAS

O whey e seus derivados, presentes nos iogurtes, por exemplo, podem ser uma ótima opção. 

CARNES, OVOS E ALTERNATIVAS À BASE DE PROTEÍNAS VEGETAIS

Produtos de origem animal, como frango, carne e ovos, são ótimas fontes de proteínas.

Se você está procurando um lanche com proteínas de origem vegetal, a soja pode ser uma ótima alternativa, além de ser rica em fibras e vitaminas do complexo B.

BARRAS DE PROTEÍNAS E SNACKS PROTEICOS

Se você precisa de um lanche fácil de transportar logo após sua sessão de treinamento, dê uma chance para as barras de proteínas e os snacks proteicos. Você mesmo pode prepará-los: escolha sua receita favorita e prepare algumas porções de uma só vez. Assim, você deixa seu lanche crocante pronto para a próxima sessão de treino! Para fornecerem boas quantidades de proteínas, inclua ingredientes como aveia ou amêndoas.

E O QUE ACONTECE SE EU NÃO COMER NO PÓS-TREINO?

Talvez você tenha uma vida agitada ou simplesmente não esteja com fome após o treino. Mas não comer pode ter um impacto negativo em seu corpo, como aquela sensação de cansaço ou desorientação, uma vez que o nível de açúcar no seu sangue ficará mais baixo. Lembre-se de que seus músculos contam com os nutrientes consumidos no pós-treino para ajudá-los a se recuperarem!

Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!
Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras! 
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: yopro