Blog

Aprenda 5 dicas infalíveis para começar a fazer dieta
Aprenda algumas dicas simples e fáceis para que você possa dar o pontapé inicial na sua dieta e finalmente tirá-la do papel sem desistir depois de poucos dias.
27 Junho 2019

Dieta é uma palavra que assusta muitas pessoas. Entretanto, essa pequena palavra deveria apenas ser sinônimo de bons hábitos alimentares, já que uma dieta é nada mais do que isso (com exceções de dietas mais específicas).

 

Porém, hoje em dia a alimentação tem sido cada vez pior, com acréscimo de alimentos e substâncias nocivas a saúde, mas que são “saborosas”, que qualquer bom hábito alimentar já é um transtorno para a maioria da população. E por isso a palavra “dieta” se transformou em algo assustador para muitas pessoas.

Dieta se tornou sinônimo de privações, de deixar de comer/beber as coisas que gosta, de ficar restrito a uma pequena gama de alimentos. E é por isso que muitas pessoas passaram, pouco a pouco, a ter pavor de iniciar quaisquer tipos de dietas.

Primeiro eu quero desmistificar essa ideia de dieta. Devemos salientar que dieta não significa deixar de comer as coisas ou de ter uma alimentação a qual não seja prazerosa, afinal, o homem tem forte ligação psicológica e emocional com os alimentos, sendo indiscutível a necessidade de preservar isto. Se pensarmos desta forma, fazer dieta é reajustar nossos hábitos inserindo tanto o que precisamos comer quanto o que gostamos de comer.

Além destes reajustes, é fundamental, que o indivíduo saiba como iniciar uma dieta, pois o primeiro passo (e talvez mais difícil) é justamente este. Porém, como começar a fazer dieta? Como conseguir iniciar novos hábitos alimentares? Como fazer tudo isso se tornar proveitoso e ao mesmo tempo não se tornar massacrante? Se você quer conhecer algumas dicas a respeito de formas pelas quais você pode iniciar de maneira otimizada a sua nova dieta, seja ela para ganho de massa muscular, ou para redução de gordura corpórea, este artigo é para você.

1- Tenha o objetivo e o caminho em mente

Já ouviu falar que qualquer lugar está bom para quem não sabe onde quer chegar? Pois bem, isto é uma grande verdade! Simplesmente porque se você não tem um destino o qual queira chegar, irá se conformar em estar em qualquer lugar um pouco menos pior do que você está atualmente.

Objetivos na Dieta

Traçar objetivos deve ser o primeiro passo de quem quer fazer uma boa dieta, pois, é através desse primeiro alvo que consolidaremos o que precisa ser feito para chegar até ele. Porém, não é possível que tenhamos bons resultados se criarmos objetivos impossíveis (por exemplo, perder 25kg em um mês) ou tampouco se quisermos fazer algo o qual necessita ser feito em mais tempo, em pouco tempo. Se você traçar objetivos pautáveis e que é capaz de fazer, então, saberá quais são os caminhos necessários para seguir em frente e, da maneira correta.

Todavia, estes objetivos, apesar de reais, devem ser sempre desafiadores. Não adianta nada você querer perder 500g em 2 meses, pois, isto não é um resultado que realmente traga desafios para você.

Quando temos um bom objetivo consolidado em mente, vamos conseguindo criar e seguir novos caminhos os quais estarão pré-definidos. Você pode ter de fazer reajustes? Sim (e é inevitável isto), como em tudo, mas, não irá “sair do trilho” para o alvo o qual deseja tanto chegar.

2- Não comece de maneira proibitiva

Muitas pessoas, quando começam a fazer dieta, já se proíbem de tudo. Deixam de comer tudo o que gostam, se privam de sair para não ter de comer fora da dieta… E a verdade é que isto não adianta de nada e, do contrário, só prejudica seus resultados.

Não se proíba demais dos alimentos que gosta

Seu corpo é movido pelos caráteres físicos, mentais, psicológicos, fisiológicos entre outros. Sendo assim, o corpo é um complexo muito amplo e necessita ser entendido como um todo. Quando nos proibimos de comer tudo o que queremos ou que gostamos, passamos a nos restringir de considerar nossas emoções, nossas vontades normais entre outras. A verdade é que você até pode fazer isto por um tempo X, mas, não irá fazer isto por muito tempo e, menos ainda, criará hábitos. E isso o fará desistir rapidamente de seus objetivos e abandonar todo o seu desenvolvimento.

Neste caso, o ideal não é iniciar uma dieta se privando ou proibindo de comer tudo, mas sim, iniciar uma dieta fazendo-se capaz de reduzir porções, de comer um pouco menos fora da dieta ou ainda, de reservar apenas uma ou duas refeições na semana para comer o que tem vontade. Se a dieta é extrema para o lado do “comodismo” ou extrema para o lado do “radicalismo”, você irá ter péssimos resultados.

Boa parte das pessoas deixam de conseguir fazer dieta e, fazer dieta adequadamente justamente porque a veem como uma “carcereira” ao invés de uma “amiga libertadora”. Assim, lembre-se que seu corpo é um todo e deve ser assim considerado também por você.

3- Comece experimentando novos alimentos e novas preparações

Medo de Experimentar Novos Alimentos

Muitas pessoas acham que comida de dieta é ruim justamente porque tem preguiça de conhecer novos alimentos e de preparar os mesmos alimentos de nova forma. Claro, é muito mais fácil fritar nuggets do que temperar um peito de frango e grelhá-lo sem óleo, não é mesmo? É muito mais fácil fazer um pacote de macarrão instantâneo do que preparar uma massa integral e um molho caseiro, não é? Pois bem, além disso, temos que considerar que não somente as formas de preparar os alimentos são importantes, mas, sua diversidade também. A natureza é muito rica e nos proporciona inúmeros alimentos altamente nutritivos. E tem gente que não se dá ao luxo de experimentá-los.

Que tal sair um pouco da velha alface com tomate e experimentar uma salada de rúcula com manga? Que tal sair do brócolis cozido e optar por quiabo refogado? A princípio, muitos dirão que “não gostam”, mas, você já realmente parou para prepara-los de forma saborosa ou ainda, já se deu ao luxo de ao menos experimentá-los? Tenho certeza que a maioria irá dizer que não.

Quando começamos a experimentar os alimentos, mesmo que “forçado”, começamos a nos adaptar ao seu sabor. Na realidade, muitas vezes achamos alimentos mais naturais ruins simplesmente porque estamos acostumados com toneladas de alimentos ricos em gorduras, açúcares e aditivos químicos os quais, além de aumentar significativamente a capacidade de sabor de uma preparação e ativar nossos centros de recepção de sabor e de sensações, ainda, nos faz liberar quantidades exageradas de hormônios os quais proporcionam a sensação de bem-estar. Portanto, comece a doutrinar seu corpo, pois, isto será essencial no processo de emagrecimento.

 

Proporcionar uma variedade ampla de alimentos ao corpo é, sem sombra de dúvidas, uma vantagem para a saúde e para a aderência de um bom protocolo dietético. Quanto mais alimentos você consome, maior é a diversidade de nutrientes proporcionados ao corpo.

Ainda, você não irá enjoar fácil deste ou daquele alimento e, certamente deixará seus hábitos alimentares muito mais saudáveis.

4- Comece cortando os alimentos mais óbvios em densidade energética da dieta

Muitas pessoas acham que fazer dieta é cortar frituras, doces e gorduras, não é? Claro que isso NÃO É fazer dieta, mas pode ser um bom começo.

Isto porque, podemos iniciar nosso processo de aderência a uma dieta cortando as fontes mais óbvias as quais contribuem para que você engorde ou ganhe gordura corpórea. Entre eles, podemos mencionar os próprios doces, refrigerantes, sucos, fast food em geral, frituras, massas com muitos molhos, preparações calóricas como pizza, lasanha e outros e assim por diante.

Cortar Alimentos Calóricos

Quando começamos a cortar estes alimentos, vamos excluindo calorias da dieta e isso nos será conveniente. Mesmo para quem deseja aumentar a massa magra e precisa de calorias extras na dieta, não adianta nada que elas advenham de fontes ruins, pois aí, você irá ganhar gordura corpórea e não ira ganhar massa muscular.

Comece a fazer substituições inteligentes em sua dieta, e quando menos perceber, estes alimentos “mais proibitivos” já estarão em baixas quantidades na sua dieta.

5- Aproxime-se de pessoas as quais tem a mesma ideia que você

É claro que muitos deixam de fazer dieta por questões familiares, sociais, do ciclo de amizades etc… Sempre tem aquele convite irrecusável pra um almoço na empresa, aquela festa lotada de doces, aquela cervejinha no happy hour, aquele lanche no final de semana e assim por diante.

Casal Fazendo Dieta Juntos

A verdade é que quanto mais você estiver no meio de pessoas que não seguem seus mesmos princípios, você estará propenso ao erro.

Não, não quero dizer que você deva se afastar de quaisquer pessoas ou ser antissocial, mas sim, que deve também cultivar importantes pessoas as quais tem as mesmas ideologias que você, para então, conseguir se manter mais firme em seus protocolos dietéticos.

Conclusão

Entrar em um processo de dieta e de reeducação alimentar é essencial para todos nós. Entretanto, alguns possuem maior ou menor dificuldade para seguí-los. Assim, com algumas dicas básicas e fundamentais, certamente você conseguirá fazer isto de maneira mais rápida, saudável e sem grandes proibições a si mesmo (a).

Bons treinos!