Blog

Fazer cardio em jejum funciona? Veja os prós e contras
A atividade física é essencial para manter o corpo e a mente sãos. Qualquer exercício físico que seja benéfico à saúde é bem-vindo e recomendado, mas não sem antes avaliar em detalhes quais são os efeitos dos tipos de prática.
22 Julho 2021

Uma nova tendência fitness — cardio em jejum — vem ganhando cada vez mais adeptos entre aqueles que desejam perder gorduras e calorias mais rapidamente, mas será que é saudável?

O objetivo deste post é explicar o que é cardio em jejum, estimular a reflexão sobre o que leva as pessoas a esse tipo de prática, saber como o metabolismo funciona e quais são as vantagens e desvantagens dessa atividade!

O que é cardio em jejum?

Se você é o tipo de pessoa acostumada a praticar esportes, que está sempre em busca de treinos para melhorar o desempenho e variar sua rotina mas, ao mesmo tempo, não abre mão daquele café reforçado pela manhã, vai gostar do conteúdo deste artigo.

O cardio em jejum é a uma forma de praticar exercícios aeróbicos antes de se alimentar pela manhã. Com o estômago vazio, o organismo apresenta índices baixos de glicose e glicogênio, o que favorece a queima de gordura.

Nessas condições, o organismo entende que o foco principal será fazer com que o corpo reduza os níveis de gordura. Sem a sua principal fonte de energia, o carboidrato, o corpo colocado em movimento ativará uma queima mais rápida.

Estudos científicos comprovam que, em intensidade baixa, o cardio em jejum, pode alcançar os resultados esperados. Caso os exercícios sejam intensificados, a transformação da gordura em energia será comprometida, sob o risco de um efeito contrário.

Inclusive, se houver maior intensidade na prática dos treinos aeróbicos, ao perceber que o organismo ultrapassou o limite tolerado, o corpo interrompe a queima de gorduras e passa a usar a massa muscular como fonte de energia, o que não é recomendado.

Por que as pessoas estão adotando essa prática?

A falta de tempo, o desejo de perder gordura e peso em tempo recorde ou a obstinação para melhorar o desempenho fitness e perceber melhores resultados — esses são alguns motivos pelos quais os praticantes têm recorrido à cardio em jejum.

Como funciona o metabolismo em uma atividade de cardio em jejum?

As três fontes fundamentais de energia para o corpo que possibilitam uma prática adequada de atividade física são carboidrato, proteína e gordura. A função do carboidrato é se transformar em glicose tão logo seja quebrado.

A glicose, por sua vez, como uma fonte de energia essencial ao corpo, percorre a corrente sanguínea e se armazena nos músculos e fígado, dando forma ao glicogênio. Esse último é o responsável por disponibilizar ao organismo as cargas de energia necessárias para os treinos mais intensos.

O que o cardio em jejum faz é acelerar a queima de gordura diante da inexistência do processo relatado no tópico anterior. Sem os alimentos para oferecer as fontes de energia, a tendência é o metabolismo queimar um nível maior de gordura em exercícios moderados.

Quais são as vantagens e desvantagens do método?

Você pode estar se perguntando se afinal, praticar cardio em jejum faz bem ou mal à saúde. A percepção sobre os benefícios e os malefícios de se exercitar sem nenhum alimento no organismo, causa controvérsia entre os praticantes e profissionais de atividade física.

Se por um lado, logo pela manhã quem pratica atividade sem se alimentar, queima a gordura armazenada da noite seguinte, por outro, não é possível afirmar que, ao longo do dia, a prática trará benefícios.

Isso, porque, possivelmente o corpo sofrerá maior oxidação e baixa queima de gordura nas horas que faltam para gerar um novo ciclo. No modo de treino pela cardio em jejum, o corpo queimará a massa muscular quando perceber que não há mais fontes de energia.

Apenas a queima de gordura rápida pode ser considerada como algo vantajoso, mas ao final, as desvantagens sobressaem e mostram o quanto a alimentação é essencial, sobretudo pela manhã.

Todo o armazenamento de glicogênio realizado pela glicose pode ser consumido pelo organismo desde o momento em que o jejum se estabelece na noite anterior até o dia seguinte durante o treino de cardio.

Com isso, a busca incessante por outras fontes de energia pode causar um desgaste ao organismo e causar um desalinho entre a prática saudável e o consumo de massa magra, que deixa de ser algo positivo.

Para quem não está acostumado a deixar de tomar o café da manhã antes de se exercitar fisicamente, os cuidados devem ser redobrados pelo risco de hipoglicemia, que é a falta de açúcar no organismo.

Vamos refletir sobre um cenário — glicogênio ausente na musculatura e glicose deficiente no cérebro. É assim que um organismo se sente quando as taxas de glicose que deveriam circular corretamente pelo sangue, estão reduzidas.

Se a intenção é aumentar o desempenho, vale saber que há um risco muito maior de queda do rendimento. Sem um armazenamento adequado de glicogênio, a perda da energia e cansaço provocados por essa baixa reserva no fígado, pode acarretar um estado de esgotamento.

Se você é acostumado a exercícios intensos, com grande vigor e sensação de bem-estar, saiba que ao praticar cardio em jejum, seus treinos serão enfraquecidos, pois talvez seu organismo não tenha reservado gordura suficiente para a queima.

Essa ocorrência se dá pela lentidão da quebra e armazenamento da gordura que deverá ser queimada, durante o tempo em que o organismo ficou em jejum. Quem está habituado a atividades mais intensas, pode não sentir quando exagerar na dose.

Outro fato importante é que, seja você alguém sedentário, com desejo de melhorar o desempenho ou que já possui uma rotina de atividades físicas, os resultados da cardio em jejum são de curto prazo, mas de permanência duvidosa.

O que queremos dizer com isso? Embora a queima de gordura seja confirmada, a manutenção e os efeitos em longo prazo ainda geram dúvidas. Sendo assim, arriscar a saúde e deixar de se alimentar antes de fazer atividades regulares, pode ser uma escolha ruim.

O ideal e recomendado é investir em uma alimentação saudável, combinada com atividades físicas regulares – escolha algo que seja prazeroso e desafiador –, boas horas de sono e hábitos equilibrados na vida pessoal e profissional.

Pequeno manual de instruções para treinos saudáveis:

• beba líquido antes do treino – 100ml (gelado ou morno) são suficientes para ativar os órgãos;
• se alimente moderadamente – escolha alimentos que contenham carboidratos e proteína;
• exercite-se com intensidade – a boa alimentação permite que você intensifique os exercícios para obter resultados contínuos;
• estabeleça um tempo mínimo – pelo menos 30 minutos diários são primordiais para manter a saúde do corpo e da mente.

Com essas dicas você poderá acrescentar diversas atividades ao longo do dia e também da vida, como se alimentar a cada três horas, considerar a substituição de alimentos de origem animal pelos vegetais, criar o hábito de leitura e aderir aos passeios ao ar livre.

Tudo isso pode ser bem mais compensador do que aderir uma prática que, ao final, pode ser apenas fruto de um modismo. Em muitas situações, o velho e tradicional exercício vinculado a uma alimentação balanceada é a chave de sucesso para uma vida plena e saudável.

Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos furiosos que preparamos pra você!
Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça uma de nossas lojas online parceiras! 
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: Super Bom