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Dicas de como manter o foco nos treinos ao longo do ano
17 Fevereiro 2022

Que praticar atividade física é essencial para a saúde todo mundo sabe, ter uma rotina de treinamento, abandonar o sedentarismo e levar uma vida mais saudável traz diversos benefícios para o nosso bem-estar físico e mental, mas também sabemos como é difícil se manter motivado no dia a dia, quando estamos cansados do trabalho ou quando bate aquela preguiça.

Além do aumento da imunidade da expectativa de vida, a atividade física combate diversas doenças crônicas como obesidade, problemas cardíacos e diabetes e, se manter saudável em meio a pandemia do coronavírus ajuda o corpo a ter mais resistência para lidar com a doença. Pesquisadores brasileiros já constataram que pessoas fisicamente ativas chegam a ser mais resistentes ao vírus.

Mas cumprir uma rotina de exercícios requer muita disciplina, força de vontade e dedicação. O nosso corpo tende à inércia, quanto mais a gente pula um treino, menos vontade temos de treinar de novo, e por isso trouxemos 8 dicas de como não se entregar à preguiça e manter o foco na prática.

1. METAS

Traçar metas é um ótimo gatilho mental para se manter focado. Ficamos muito mais dispostos a manter uma prática quando isso está ligado a um objetivo nítido. Mas também é importante que as metas sejam reais e viáveis de serem cumpridas, metas muito distantes podem ter efeito contrário e te desmotivar ao se tornarem difíceis de alcançar. A dica de profissionais é ter mini metas e trilhar um caminho até onde você deseja chegar.

2. ROTINA

Nosso cérebro gosta de rotinas, e manter o hábito diário com horários a serem cumpridos te torna menos suscetível a imprevistos que podem te atrapalhar, além de trazer mais resultados já que sou corpo de habitua àquela prática e se desenvolve melhor através da repetição.

3. PACIÊNCIA E PERSISTÊNCIA

Atividade física é um hábito a ser adquirido, nosso corpo precisa de tempo e repetitividade para gerar resultados. Tenha paciência consigo e com seu corpo, não desanime se os resultados não aparecerem na primeira semana e persista, mantenha sempre suas metas em mente e não desista de seus objetivos, com dedicação e foco eles virão.

4. FOCO NOS BENEFÍCIOS

Nós listamos alguns dos benefícios que manter uma rotina de exercícios traz e eles são inúmeros. Além de prevenir doenças, é um ótimo meio de melhorar o desempenho em outras atividades, foco e concentração. Por isso, sempre que pensar em desistir pense em todos os benefícios que a prática pode trazer e se foque neles.

5. DESCUBRA O QUE VOCÊ GOSTA

Existem vários tipos de atividade física que você pode praticar, não se prenda apenas em uma, cada pessoa se adapta melhor a um gênero e todas elas trazem benefícios. Você pode procurar uma academia, praticar lutas, participar de grupos de corrida ou até mesmo dedicar alguns minutos à prática de yoga. Descubra aquela que mais se adequa a você e ao seu estilo e siga em frente.

6. ACADEMIA

Iniciar uma atividade física em uma academia pode ser um grande incentivo. Lá, além de profissionais capacitados para te auxiliar e garantir uma prática saudável e sem riscos, você ainda pode fazer amigos e encontrar outros impulsos que te levem a querer estar lá todos os dias.

7. RESPEITE SEU CORPO

Seu corpo não é uma máquina. Todos nós temos nossos limites e eles devem ser respeitados, fazer de uma atividade física motivo de sofrimento apenas fará com que seu corpo rejeite aquela prática. Por isso, se conheça, entenda seus limites e se respeite, faça disso um momento prazeroso no seu dia.

8. RECONHEÇA SUAS CONQUISTAS

Sair do sedentarismo e abandonar práticas não saudáveis é um desafio e requer tempo e paciência. Como dissemos, traçar metas é um ótimo gatilho para isso, mas reconhecer cada conquista obtida também é um ótimo modo de entender e incentivar seu corpo a continuar. Não seja duro consigo mesmo e celebre suas pequenas vitórias.

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Fonte: Go Fitness