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Endomorfo: o que é, características e dieta
21 Junho 2022

Endomorfo corresponde ao biotipo corporal de pessoas que geralmente são mais baixas, têm o corpo mais largo e maior percentual de gordura.

Quem tem biotipo endomorfo normalmente tem maior facilidade para ganhar massa muscular, mas possui um metabolismo mais lento, o que faz com que tenha tendência para acumular gordura e maior dificuldade para emagrecer. Saiba mais sobre o que é biotipo corporal.

É importante que as pessoas com o biotipo endomorfo priorizem refeições com boas quantidades de proteínas, que vão ajudar no ganho de massa muscular. No entanto, é importante diminuir a quantidade de calorias da dieta, evitando o consumo de doces, de alimentos industrializados e de alimentos gordurosos para ajudar no emagrecimento.
                                                                                                                         
Características do endomorfo

Algumas características físicas de pessoas que possuem o biotipo endomorfo são:

Estatura mais baixa, normalmente;
Têm o corpo mais largo;
Possuem maior percentual de gordura;
As mulheres costumam ter o corpo mais curvilíneo, similar ao formato de uma pera.
Além disso, pessoas com o biotipo endomorfo têm facilidade para ganhar massa muscular, mas possuem o metabolismo mais lento, maior acúmulo de gordura e mais dificuldade para emagrecer. 

Como deve ser a dieta

Uma alimentação balanceada com poucas calorias e com boas quantidades de proteínas, auxilia no emagrecimento e no ganho de massa muscular, modificando a aparência física, ou seja, o somatotipo da pessoa endomórfica.
Uma dieta personalizada para quem tem o biotipo endomorfo pode ajudar tanto no ganho de massa muscular quanto no emagrecimento.

Dieta para emagrecimento

A dieta para emagrecimento das pessoas com o biotipo endomorfo deve ter menos calorias e a dieta low carb pode ser uma boa opção, pois ajuda a manter a saciedade por mais tempo e favorece a perda de peso. Entenda mais sobre a dieta low carb e como fazer.

É importante também priorizar o consumo de gorduras saudáveis, proteínas magras, vegetais e frutas frescas, leguminosas e cereais integrais na dieta. Além disso, consumir alimentos termogênicos, como cacau e chá verde, ajuda a acelerar o metabolismo, contribuindo para o emagrecimento.

Dieta para ganho de massa muscular

A dieta para ganho de massa muscular para quem possui o biotipo endomorfo, deve priorizar os alimentos naturais, como vegetais, frutas, cereais integrais e manter a ingestão de 1,6 g/Kg de peso corporal de proteínas magras por dia, que devem ser distribuídas em todas as refeições.

Além disso, para ganhar massa muscular é importante também ter boas noites de sono, praticar atividade física regularmente e beber o mínimo de 1,5 litros de água por dia. 

O que evitar

Tanto para emagrecer quanto para ganhar massa muscular, é importante que a pessoa com o biotipo endomorfo evite o consumo de alguns alimentos que podem atrapalhar no alcance dos objetivos, que incluem:

Alimentos ricos em açúcar, como doces, sorvetes, biscoito ou bolos;
Alimentos industrializados, como molhos prontos, fast food ou macarrão instantâneo;
Cereais refinados, como pão branco, macarrão branco ou arroz branco;
Alimentos ricos em gordura, como frituras, pizza, salgadinhos, bacon ou salame.
Além disso, é importante evitar também o consumo de bebidas alcoólicas, como cerveja, espumantes ou vinho, pois contém alto teor de calorias e normalmente acompanham refeições e petiscos muito calóricos.

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Fonte: tuasaude