Blog

Endomorfo, Ectomorfo e Mesomorfo: Como saber o seu biotipo físico?
Você já se perguntou por que algumas pessoas comem, comem e comem e nunca engordam? Ou porque outras não podem nem olhar para um docinho que já ganham cinco quilos?
13 Agosto 2019

Se pensou genética ou metabolismo, você está certo. Na verdade, a combinação dos dois é chamada de biotipo corporal.

O termo, relativamente novo, foi criado pelo americano William Sheldon em 1940. Sheldon chegou á conclusão de que as características físicas herdadas geneticamente poderiam ser classificadas em três grupos: ectomorfosendomorfos e mesomorfos.

Na maioria das vezes, nosso corpo apresentará características de dois biotipos ao mesmo tempo, sendo que um deles sempre irá prevalecer em relação a outro. É muito bom saber qual é o seu biótipo corporal, pois só assim será possível direcionar sua rotina de treinamento e alimentação, levando em consideração todas as características do seu tipo físico.

Determinar o biotipo é fundamental para que você possa atingir suas metas de maneira rápida e fácil. Assim, você evita iniciar uma dieta que parece não ter fim ou praticar treinos que jamais te levarão ao ganho de massa muscular.

Mas como saber qual o seu biotipo corporal? Nós vamos te ajudar:

Ectomorfo, endomorfo ou mesomorfo?

Para começar, vamos falar daquele tipo magrinho, que come o que quer e quando quer, mas que por algum motivo parece não ganhar peso. Seja ele gordura ou massa magra. Estamos falando do ectomorfo.

O ectomorfo tem metabolismo ultra rápido, geralmente apresenta pernas e braços longos, cintura e quadril estreitos. Um exemplo? A grande maioria das modelos que você vê desfilando em passarelas e capas de revista tem esse biotipo.

Já os endomorfos são o extremo oposto. Com metabolismo lento e muita facilidade para ganhar peso, o grande problema desse tipo físico é perder gordura. Na grande maioria das vezes são pessoas de braços e pernas curtas, com cintura e quadris arredondados

Endomorfos precisam de uma dose extra de motivação na hora de praticar atividade física, porque mesmo que não sejam sedentários, acabam não emagrecendo devido à lentidão dos processos metabólico.

Além disso tem muita dificuldade para ter uma boa definição muscular.Por mais que obtenham um bom ganho de massa, esses músculos detém um aspecto “flácido” e arredondado. O indivíduo pode ganhar massa muscular através de dieta ou exercícios, mas esses músculos acabam se localizando sob o tecido adiposo devido ao biotipo corporal.

Os mesomorfos por sua vez são, como o nome diz, um meio termo. Muita gente os considera privilegiados, afinal tem facilidade para ganhar massa magra, e não têm muito problema para emagrecer. Por terem um boa densidade óssea tem grande força e apresentam resultados rápidos na musculação.  O shape desse corpo é o famoso “hourglass” (ampulheta).

É necessário ter em mente que o corpo sempre se adapta a diferentes mudanças, tipos de exercícios e dietas. É por isso que é impossível determinar o biotipo de alguém apenas com base no aspecto visual. Assim, só mesmo um profissional (Personal Trainer) para avaliar e determinar qual é o tipo de corpo detido por cada um.

Mas, se você já tem ideia do seu biotipo corporal vamos ver qual o melhor tipo de treino e alimentação para você extrair o melhor do seu corpo.

Fonte: Biotreino