Blog

Maltodextrina Engorda? O que é, Para que serve e Como Tomar
A maltodextrina é muito utilizada por atletas de vários esportes, fornecendo energia de forma rápida e eficaz. Saiba como ingerir corretamente e se faz mal!
08 Outubro 2019

 

 



Durante os exercícios resistidos e de alta intensidade, os nossos músculos utilizam o glicogênio como fonte de energia.

Porém, quando ele acaba, os músculos entram em fadiga e fica impossível de continuar o treino.

Por isso, a ingestão de carboidratos durante a musculação é tão importante.

Eles serão metabolizados e aumentarão os níveis de energia muscular permitindo que você dê continuação à musculação sem prejuízos.

O que é maltodextrina

Maltodextrina é um carboidrato complexo, proveniente da conversão enzimática do amido, normalmente de milho, podendo ser também de outros alimentos, como a mandioca.

Sua absorção pelo organismo é gradativa e lenta, pois contém polímeros de dextrose.

Estes polímeros acabam sendo metabolizados lentamente, o que faz com que ela forneça energia durante uma atividade física que necessita de resistência e de longa duração, pois ela vai liberando a glicose gradualmente no sangue. 

É um tipo de carboidrato que se desenvolve a partir da quebra das moléculas do amido com a adição de água.

Formam-se então os polímeros de glicose que, quando ingeridos, elevam as taxas de insulina formando o tão conhecido Pico de Insulina na corrente sanguínea.

Esses polímeros conseguem ser rapidamente absorvidos pelo organismo, sendo ideal para quem está entrando em fadiga.

Para que serve a maltodextrina

Diariamente, nós precisamos de cerca de 60% de carboidratos na nossa dieta para não precisar desviar a proteína da sua função principal: fornecer energia para as atividades físicas e auxiliar na construção muscular.

Exatamente por esses motivos que esse carboidrato complexo e de elevado índice glicêmico é tão consumido por praticantes de musculação e por corredores profissionais.

 

Muito usada por jogadores de futebol, basquete, maratonistas, e também pela maioria dos praticantes de musculação, que é foco principal desse artigo. 

Para pessoas que visam a hipertrofia usam tanto a maltodextrina quanto a dextrose, para repor o glicogênio muscular e como transporte de nutrientes para dentro das células, sejam as proteínas, creatina, BCAAs e glutamina. Graças ao pico de insulina causado pelo alto índice glicêmico desses carboidratos.

Os benefícios da Maltodextrina

1- Para praticantes de musculação

A maltodextrina não é ideal apenas para os praticantes de musculação. Quem pratica corrida, triatletas ou outros esportes como tênis ou natação pode fazer dessa substância um grande aliado.

Estudos recentes demonstram que a ingestão de frutose mais maltodextrina, aumentou a recuperação de curto prazo da capacidade de resistência em corredores e triatletas. (referência do estudo ao final do artigo)

2- Manter os níveis de glicose

Ela é ideal para manter os níveis de glicose no sangue na medida certa durante um grande espaço de tempo evitando problemas como a hipoglicemia.

Uma queda da glicose pode desencadear uma série de problemas no organismo como a hipotensão arterial.

3 – Evita que as proteínas sejam usadas como fonte de energia

Para quem pratica exercícios resistidos como a musculação, a maltodextrina é indicada para evitar que a proteína localizada nos músculos seja quebrada para ser utilizada como fonte de energia.

Se o exercício for de intensa e longa duração você pode consumir a maltodextrina durante o treino, ou caso não seja esse o caso, você pode consumir após o exercício.

4 – Uso no shake com outros suplementos proteicos

Você pode associar a maltodextrina a um Whey Protein, pois o carboidrato auxilia a proteína a entrar na célula e ser utilizada por ela para a construção e reparação dos músculos.

Como tomar maltodextrina?

A maltodextrina só precisa ser utilizada nos dias em que você for praticar algum tipo de exercício ou poderá haver uma superdosagem de carboidratos.

Antes do Treino e durante

Para aqueles que praticam atividades aeróbicas intensas, o ideal é consumi-la antes ou durante o treino.

Depois do Treino

Já para os praticantes de musculação, o consumo pode ser feito após o treino.

Você encontrará a maltodextrina em duas versões: em gel ou em pó.

O gel é mais prático para carregar e para ingerir.

A versão em pó fará o mesmo efeito, porém é necessário diluir em água e misturar bem na coqueteleira ou num liquidificador. Há vários sabores, desde frutas vermelhas até laranja para você consumir de acordo com a sua preferência.

Para encontrar a quantidade de maltodextrina adequada para você, será preciso a ajuda de um profissional, como o nutricionista.

Ele avaliará o seu estilo de vida, seus hábitos alimentares, o peso e outros exames para informar qual o valor mais adequado. Porém, existe uma quantidade média que pode ser ingerida.

São cerca de 1 a 3 colheres de sopa para diluir em 250 ml de água.

Posso tomar maltodextrina com outros suplementos?

O mais indicado para se tomar a maltodextrina ou a dextrose, são juntos com a Whey Protein no pós-treino, podendo tomar junto também a Creatina, BCAA, ou Glutamina. Isso para quem faz musculação e visa o ganho de massa muscular.

Efeitos colaterais – Ela faz mal?

A Maltodextrina não faz mal e nem causa efeitos colaterais caso ingerida de maneira correta. Caso você tenha diabetes, o cuidado será maior.

Você precisará consultar seu médico ou nutricionista para orientar a quantidade e período ideal para se tomar a maltodextrina.

Com tudo, se ingerida em excesso a maltodextrina pode causar alguns problemas e apresentar efeitos colaterais, como veremos logo abaixo.

Quem pode ou não consumir a maltodextrina

Antes de comprar, certifique-se de que a embalagem está lacrada e de que não foi violada. Também se há o selo da ANVISA nela. Visto isso, antes de ingerir, vá ao médico ou nutricionista esportivo. Esses profissionais poderão lhe informar da sua real necessidade de consumir esse suplemento.

Fazer alguns exames antes é importante. Se você for diabético e não estiver ciente disso ou que tenha propensão para desenvolver a doença, o uso da maltodextrina sem orientação pode causar sérios problemas a sua saúde.

Maltodextrina engorda?

Maltodextrina engorda?

Quando uma grande quantidade de maltodextrina é ingerida forma-se o pico de insulina. Isso significa que há uma taxa significativa dessa substância circulando no seu corpo e metabolizando o açúcar.

Isso pode levar a uma hipoglicemia momentânea. Além disso, você pode ter acessos de vômito e muita náusea.

Também pode ocorrer o acúmulo de uma grande quantidade de gordura se houver carboidrato em excesso circulando no seu organismo.

Caso ele não seja utilizado será armazenado nas células adiposas com a ajuda da insulina que acabou de ser liberada.

Posso tomar maltodextrina todos os dias?

Depende de uma série de fatores, como por exemplo sua rotina alimentar, seu objetivo, sua disponibilidade para fazer refeições sólidas, e isso é algo que seu nutricionista irá avaliar.

Nos dias de descanso quando não estamos treinando, nosso gasto calórico diminui e tomar maltodextrina nesses dias, pode acabar havendo um acúmulo e consequentemente, a pessoa irá engordar.

Resumindo
Sim, o consumo em excesso e sem orientação profissional da maltodextrina pode engordar. Inicie sempre o uso desse ou qualquer outro suplemento alimentar, com acompanhamento de um nutricionista.

Fonte: Treino Mestre