Blog

MEMÓRIA MUSCULAR – COMO RECUPERAR MASSA MUSCULAR PERDIDA
Entenda qual é a importância da memória muscular ao tentar recuperar massa muscular perdida.
26 Abril 2019
MEMÓRIA MUSCULAR – COMO RECUPERAR MASSA MUSCULAR PERDIDA

Se você já treinou por algum tempo, precisou parar, e depois voltou com tudo, já deve ter notado que é mais fácil readquirir o corpo que tinha antes.

Pois é.

Este fenômeno é conhecido como memória muscular e será capaz de ajudar você a recuperar massa muscular perdida, independente do que tenha causado isto em primeiro lugar.

Veja bem.

Nossas células musculares são especialmente equipadas para crescer, elas são maiores que o comum e são multinucleadas (possuem vários núcleos).

E conforme nossos músculos vão crescendo, por conta do treino e dieta, mais núcleos serão adicionados às células.

Estes núcleos adquiridos são capazes de criar novas proteínas que, com ajuda da dieta adequada, sustentarão o aumento das fibras musculares – fazendo você ficar maior e mais forte.

Ok, se musculação faz com que mais núcleos sejam adicionados às fibras musculares, permitindo que elas fiquem maiores, o que acontece se pararmos de treinar ?

Por muitos anos acreditou-se que quando paramos de gerar estímulos para hipertrofia perdíamos os núcleos conquistados, explicando a perda dos ganhos obtidos com a sobrecarga do treino.

Enquanto realmente perdermos massa muscular e força quando paramos de treinar, até mesmo ao ponto de parecer que nunca treinamos na vida, as coisas não são tão simples assim.

Estudos mostram que, quando paramos de treinar, a maioria dos núcleos adquiridos continuam dentro das células musculares.

Basicamente, as coisas ocorrem dessa forma:

1- Quando treinamos pesado e nos alimentamos com o objetivo de sustentar crescimento muscular, mais núcleos são adquiridos nas células musculares;

2- Nossos novos núcleos poderão sintetizar mais proteína e fazer com que as fibras musculares fiquem maiores;

3- Agora, mesmo que você pare completamente de treinar e se alimentar, as fibras musculares poderão voltar ao tamanho original (fazendo parecer que você nunca treinou na vida), mas os núcleos continuam no mesmo lugar;

4- Mais tarde, quando você voltar aos treinos e dieta, você não vai ter que lutar para adquirir mais núcleos nas células musculares, eles já vão estar lá prontos para sintetizar proteínas e deixar você maior, muito mais rápido.

É por isso que recuperar massa muscular perdida, sempre vai ser mais fácil do que ganhá-la pela primeira vez.

Mais importante ainda é que isto é válido para qualquer coisa que tenha causado a perda de massa muscular.

Talvez você tenha feito um cutting incorreto e acabou perdendo mais massa muscular do que imaginava.

Não há razão para ficar chateado e largar tudo, como se as perdas fossem definitivas.

Basta voltar a rotina antiga de treino e dieta, para ganhar massa muscular, e as perdas serão recuperadas facilmente.

Ou talvez você precisou se afastar dos treinos por vários meses e perdeu praticamente tudo o que ganhou.

E agora você desanimou totalmente de voltar, porque pensa ter jogado no lixo todo o tempo, disciplina e dinheiro investidos.

Não!

A partir do momento que você conquistou um determinado corpo, ele é como se fosse seu por direito (mesmo que você não esteja com ele neste momento).



Basta voltar aos hábitos antigos, e você voltará rapidamente onde estava (ao menos mais rápido do que a primeira vez).

Palavras finais

Memória muscular não é exatamente uma “memória” no sentido da palavra, mas sim o acúmulo de núcleos dentro das células musculares que não é perdido quando nos afastamos do treino.

Como os núcleos auxiliam no crescimento das fibras musculares e eles não precisam ser adquiridos novamente, reganhar a massa muscular perdida sempre será mais rápido.

Também não é necessário fazer nada especial para “ativar” a memória muscular.

Memória muscular é algo que faz parte do seu corpo e vai “entrar em ação” toda vez que você perder massa muscular e querer voltar ao físico que estava antes.