Blog

PORQUE DEVEMOS HIGIENIZAR OS EQUIPAMENTOS?
A pandemia da Covid-19 nos fez conscientes da importância da higienização constante de todos os espaços. Mas as Academias sempre foram um local com necessidade constante de higienização, agora ainda mais.
09 Setembro 2021

Saiba porque devemos higienizar os equipamentos e quais as vantagens de realizar esse procedimento com frequência.

• PORQUE DEVEMOS HIGIENIZAR OS EQUIPAMENTOS DE ACADEMIAS?

Atualmente não há dúvidas sobre os motivos que nos levam a ter que higienizar os equipamentos de Academias e ginásticas em geral.

Um dos motivos mais importantes é que, com a recente e ainda presenta pandemia da Covid-19, provocada pelo Novo Coronavírus, passamos a ter clareza sobre as formas de contágio de vírus e bactérias.

O que sempre existiu passou a ser percebido com clareza e provocou uma mudança absoluta de hábitos em relação à higiene das pessoas e dos espaços de circulação pública em geral.

As Academias sempre precisaram ser higienizadas, mas atualmente, a exigência é que se higienize cada equipamento todas as vezes que mudar o praticante, ou seja, a higienização passou a ser contínua e o tempo todo. Saiba mais sobre porque devemos higienizar os equipamentos de Academias.

• LIMPEZA X DESINFECÇÃO

A limpeza não é o mesmo processo que a desinfecção e, inclusive, há diferenças significativas entre os dois previstas em protocolos de saúde.

Basicamente, a limpeza é uma ação para retirada de sujeiras, enquanto a desinfecção mata germes. Mais especificamente, funciona da seguinte forma:

LIMPEZA

A limpeza é um processo que visa a retirada, seja de sujeiras ou mesmo de alguns germes e bactérias, embora não tenha o poder de mata-las.
Assim, a limpeza de uma Academia deixará o espaço livre de poeiras, resíduos e outras sujeiras comuns a todos os ambientes.

DESINFECÇÃO

Já a desinfecção é um processo onde os germes, vírus e bactérias são eliminados pelos produtos utilizados. É um processo muito realizado em hospitais e clínicas de Saúde.

HIGIENIZAÇÃO

Atualmente, os processos exigidos para os equipamentos são os de higienização contínuas e constantes dos aparelhos de Academias. Esse processo é uma forma de eliminar grande parte das bactérias de determinado local.

• PORQUE A HIGIENIZAÇÃO É TÃO IMPORTANTE?

Para saber porque devemos higienizar os equipamentos de Academias, o ideal é saber porque esse processo é tão importante.
Entre os principais motivos para a higienização, podemos citar:

ELIMINAÇÃO DE GERMES E BACTÉRIAS

Atualmente, a eliminação de germes e bactérias é fundamental e regra geral para a frequência de alunos em Academias de todo o país. Mas mesmo em tempos sem pandemia, a higienização é importante e deve ser mantida, já que o Coronavírus não é o único vírus contagioso.

A HIGIENIZAÇÃO RETIRA LÍQUIDOS DOS EQUIPAMENTOS

Os equipamentos de Academias constantemente ficam impregnados de suor de quem está utilizando. Esse processo é normal, já que toda atividade física implica em suor, mas é um dos motivos pelos quais os equipamentos devem ser constantemente higienizados.

HIGIENIZAÇÃO PERMITE MELHOR ADERÊNCIA

É também através da higienização correta dos equipamentos que se pode obter uma melhor aderência do corpo aos equipamentos. Você já teve a sensação de estar escorregando de um equipamento na Academia?
Essa sensação não pode acontecer e para garantir a segurança de quem pratica Academia, o ideal é a higienização constante.

PREVINE INFECÇÕES DE PELE

A higienização correta dos equipamentos também previne a contaminação por fungos que causam infecções na pele, micoses e outros problemas.
Agora que você já sabe porque devemos higienizar os equipamentos, procure a Academia que apresenta melhor segurança nesse quesito.

Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos furiosos que preparamos pra você!
Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça uma de nossas lojas online parceiras! 
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!