Blog

MÚSCULO LESADO OU LESIONADO — COMO A ALIMENTAÇÃO AJUDA NA RECUPERAÇÃO MUSCULAR
A prática de atividades físicas é uma constante no dia a dia das pessoas que buscam melhorar a saúde, qualidade de vida e bem-estar.
07 Julho 2022

No entanto, em alguns casos, a combinação de exercícios feitos em excesso mais a falta de descanso acabam causando dores e deixando o músculo lesado ou lesionado.

Alimentar-se corretamente e praticar uma atividade física parece ser algo mais do que saudável. Porém, diferente do que muita gente imagina, é mais do que comum sofrer lesões com simples exercícios, como a corrida, o ciclismo e até mesmo a natação, por exemplo.
Os alimentos podem ser grandes aliados na recuperação muscular e também podem servir para prevenir lesões.

ESTÁGIOS DO MÚSCULO LESADO OU LESIONADO

Um músculo lesado ou lesionado é mais comum do que você imagina. Geralmente, essa lesão dos tecidos é causada por um alongamento mal feito ou por uma contração súbita e forte do músculo.

Fique atento, pois existem três estágios do músculo lesado ou lesionado, sendo eles:

1 – INFLAMAÇÃO

Independentemente de qual seja o tipo de lesão, o organismo vai tentar remover as células lesionadas ou mortas, produzindo uma resposta inflamatória. As principais características desse processo são fortes dores, inchaço, vermelhidão e calor. Essa fase dura cerca de 1 a 4 dias.

2 – FASE PROLIFERATIVA

Após as células lesionadas serem removidas, a inflamação tende a diminuir e uma nova vasculatura terá sido formada, fornecendo oxigênio e nutrientes para começar a recuperação muscular. O processo leva entre 4 a 21 dias.

Os tecidos novos e recuperados são chamados também de tecidos cicatriciais. Nessa fase, apenas exercícios físicos leves podem ser praticados. A ajuda de profissionais qualificados para isso é indispensável e, no primeiro sinal de dor ou reinicio de processo inflamatório, as atividades devem cessar.

3 – REMODELAÇÃO

Eventualmente, o tecido cicatricial formado na fase proliferativa poderá ser substituído por colágeno do tipo I, que irá restaurar o local do músculo lesado ou lesionado para, ao menos, 80% da sua resistência original.
Durante esse período, o atleta pode voltar a praticar as atividades físicas para ajudar o tecido a se tornar mais funcional e resistente. Essa fase é mais longa e dura cerca de 21 dias a 2 anos.

ALIMENTOS PARA RECUPERAÇÃO MUSCULAR

Agora que já sabe sobre os estágios que um músculo lesado ou lesionado passa, veja alguns alimentos que podem ajudar em casa fase da recuperação muscular:

ALIMENTOS RICOS EM ÔMEGA-3

Após o início do período de inflamação, é muito importante ingerir gordura do tipo ômega-3 e reduzir o consumo de gorduras do tipo ômega-6.
Isso acontece, pois a gordura ômega-3 é anti-inflamatória, ou seja, contribui na recuperação muscular durante o processo inflamatório. Uma proporção ideal seria de 3:1 entre as gorduras, ou seja, 3 partes de gordura de ômega-3 para apenas 1 parte de gordura ômega-6.
A gordura ômega-3 pode ser encontrada em alimentos, como salmão, arenque, sementes, oleaginosas (castanhas em geral) e azeites do tipo extra virgem.

ALIMENTOS RICOS EM PROTEÍNA

Na fase proliferativa, as necessidades proteicas são elevadas para permitir que o organismo ganhe de maneira mais fácil um novo tecido. Portanto, utilizar suplementos de aminoácidos também pode ser uma boa alternativa para acelerar o processo de recuperação muscular.

Suplementos, como glutamina, arginina e BCAA ajudam a acelerar o processo de recuperação tecidual. Entre os alimentos que são fontes de proteína animal podemos citar ovos, carnes, leites e seus derivados e, desde proteína vegetal, feijão, lentilha, grão-de-bico e Spirulina, por exemplo.

PORQUE EVITAR DIETAS RESTRITIVAS DURANTE O PERÍODO DE LESÃO

Por ficar um tempo sem praticar esportes devido o músculo estar lesado ou lesionado, muitos atletas restringem o consumo de alimentos para não ganhar mais peso.
No entanto, isso precisa ser feito com cautela, pois assim que ocorre uma lesão é muito importante não realizar nenhuma decisão alimentar muito drástica.

Quando há restrição alimentar, o organismo pode não ter os nutrientes necessários para recuperar o tecido lesado ou lesionado, o que pode resultar em lesões recorrentes no futuro ou, então, em uma lesão mal curada que poderá incomodar para sempre o esportista.

Sendo assim, caso se lesione, não diminua a ingestão calórica de uma vez e sem consultar um profissional. Continue se alimentando de maneira correta para que o organismo tenha energia suficiente para realizar a recuperação muscular.
Porém, no estágio inicial da lesão, é benéfico evitar alimentos que contêm muito açúcar, carboidratos refinados e alimentos com gorduras trans, porque podem aumentar a inflamação.

Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!
Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras! 
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: my.oceandrop