Blog

5 suplementos para ganhar massa muscular
Os suplementos para ganhar massa muscular são uma boa forma para complementar a alimentação, pois ajudam a melhorar o desempenho durante as atividades físicas e contribuem para a recuperação do músculo após os exercícios.
03 Maio 2022

A proteína do soro do leite, também conhecida por Whey protein e o BCAA, são alguns dos suplementos de proteína que, quando acompanhados de uma alimentação balanceada, promovem o ganho de massa muscular. Veja como fazer uma dieta para ganhar massa muscular.

No entanto, a ingestão de altas quantidades de suplementos para ganhar massa muscular pode causar insuficiência renal e, por isso, só devem ser consumidos com a orientação de um nutrólogo ou um nutricionista. Entenda melhor o que é e como evitar a insuficiência renal.

5 suplementos:

Os principais suplementos que podem ser usados para melhorar o desempenho e ganhar massa muscular são:

1. Whey protein

O Whey protein é um suplemento proteico feito com o soro do leite de vaca, ovelha ou cabra, que ajuda a aumentar a força e o rendimento físico durante os treinos.
Além disso, o suplemento melhora a recuperação do músculo após os exercícios e aumenta a produção de músculo. Entenda mais sobre como usar o whey protein para ganhar massa muscular.

Existem diferentes tipos de Whey protein, de acordo com a concentração de proteína, de carboidratos e gordura:

Whey protein concentrado: tem até 89% de proteína, maior quantidade de calorias, carboidratos e gordura;
Whey protein isolado: tem o mínimo de 90% de proteína, menor quantidade de calorias, carboidratos e gorduras que o Whey protein concentrado;
Whey protein hidrolisado: tem o mínimo de 90% de proteína, com baixas quantidades de calorias, carboidratos e gorduras, e tem melhor digestão que as anteriores, pois as proteínas já estão digeridas, ou seja, divididas em aminoácidos.

Como usar: a quantidade de Whey protein varia de acordo com as necessidades nutricionais e o consumo diário de proteínas. No entanto, no geral se recomenda diluir de 20 a 30 g do suplemento em água, suco ou adicionar a frutas 30 minutos antes ou até 30 minutos após os treinos.

2. Creatina

A creatina é um aminoácido que pode ser encontrado nas carnes vermelhas, peixes e nos frutos do mar. No entanto, na forma de suplemento possui maiores concentrações de proteínas, sendo indicado para melhorar o desempenho físico durante a atividade física e ajudar no ganho de massa muscular. Saiba como a creatina pode ajudar a ganhar massa muscular.

Além disso, o consumo de creatina também previne cãibras e lesões durante os exercícios e melhora a recuperação dos músculos no pós treino.
Existem alguns tipos de creatina, sendo que a forma mais recomendada é a monoidratada, por ser melhor absorvida e fornecer melhores resultados.


Como usar: a suplementação com a creatina pode ser feita de várias formas de acordo com o objetivo e as necessidades individuais, sendo normalmente indicada a ingestão de 0,3g/kg de peso corporal por 7 dias e, após esse período, é recomendado o consumo de 3 a 5 g de creatina por dia.

3. BCAA

O BCAA é um suplemento que contém aminoácidos essenciais para o organismo, como leucina e valina, sendo indicado para atletas e praticantes de atividade física regular, pois ajuda a melhorar o desempenho, evitando o cansaço durante os treinos. Conheça todos os benefícios do BCAA para a saúde.

Por melhorar a disposição durante as atividades físicas, o BCAA contribui para a formação e a manutenção da massa muscular.. Usar o suplemento ao longo do dia e após o treino diminui os danos musculares causados pelo exercício, facilitando o ganho de massa muscular.

Como usar: a ingestão de BCAA varia de acordo com as necessidades individuais e do objetivo de cada pessoa. No entanto, a sugestão de consumo normalmente é de 2 cápsulas, de uma a três vezes ao dia, entre as refeições e depois dos treinos.

4. Glutamina

A glutamina é um aminoácido não essencial, ou seja, que o corpo é capaz de produzir e que, por isso, normalmente não precisa ser consumido. No entanto, o suplemento de glutamina tem maiores concentrações do aminoácido, sendo indicado para melhorar o desempenho durante os treinos intensos e prolongados em atletas.


Além disso, a glutamina também promove o ganho de massa muscular e ajuda na recuperação do músculo após a atividade física. Confira outros benefícios da glutamina.

Como usar: a quantidade diária recomendada de glutamina varia de acordo com as necessidades nutricionais e a prática de atividades físicas, mas normalmente é indicada, para atletas, uma dose total de 8 a 15 gramas diárias, dividida em 2 a 3 vezes ao longo do dia, juntamente com água ou suco.

5. Carnitina

A carnitina é um aminoácido naturalmente encontrado em carnes e peixes. No entanto, o suplemento contém maiores concentrações de carnitina, que tem um papel ergogênico, melhorando o desempenho físico e a recuperação após os treinos.
Por aumentar a capacidade durante o exercício, a carnitina é indicada para aumentar a produção de massa muscular em atletas e praticantes de atividades físicas de longa duração. Veja outros benefícios do consumo da carnitina.

Como usar: a recomendação de carnitina normalmente varia de 2 a 4 gramas em pó ou cápsulas por dia que pode ser consumida de uma só vez ou fracionada ao longo do dia.



Cuidados ao usar os suplementos

Pessoas com alergia à proteína do leite, não devem consumir os suplementos de Whey protein.
Já quem possui algum problema nos rins ou no fígado deve sempre consultar um médico antes de iniciar o uso de glutamina, BCAA e creatina.


A ingestão prolongada e em altas doses de suplementos para ganhar massa muscular pode causar insuficiência renal e, por isso, só devem ser consumidos com a orientação de um nutrólogo ou um nutricionista.

Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!
Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras! 
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: tuasaude