Blog

A IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO
Os alongamentos são benéficos nas duas situações, pois promove flexibilidade e o relaxamento muscular.
11 Julho 2023

Deseja ouvir essa matéria? Clique aqui!

A prática de alongamento é um exercício físico específico para a flexibilidade muscular. Esta atividade proporciona o estiramento das fibras musculares e a amplitude dos movimentos, melhorando as articulações e diminuindo dores.

O alongamento é para o corpo, podemos assim dizer. Por exemplo, ao acordar, sentimos a necessidade de espreguiçar, não é mesmo? É um reflexo natural do corpo, para alongar os músculos que estavam a horas em repouso.

A musculatura pode sofrer um encurtamento quando passa longos períodos em modo estático. Além disso, pode ocorrer o enrijecimento dos músculos após uma atividade que exigiu desgaste. Os alongamentos são benéficos nas duas situações, pois promove flexibilidade e o relaxamento muscular.

Existem diferentes tipos de alongamento. O importante é obedecer às condições físicas de cada pessoa e, preferencialmente, ter a prescrição e/ou acompanhamento de um profissional de educação física, fisioterapeuta ou ortopedista. Confira:

Alongamento Estático: é o mais comum, constituindo em esticar partes específicas do corpo por alguns segundo. Recomenda-se de 30 a 60 segundos.

Alongamento Dinâmico: realizado com movimentação moderada e ritmada de diferentes estruturas, atuando na soltura da musculatura e distensionamento. São movimentos para frente e para trás das pernas em semiflexão ou até mesmo alguns agachamentos, por exemplo.

Alongamento Passivo: este é um tipo que necessita do auxílio de outra pessoa ou equipamento para controlar a força aplicada, podendo utilizar bolas, faixas elásticas ou outra pessoa pressionando o membro a ser alongado.

Os alongamentos podem e devem ser realizados por pessoas em todas as faixas etárias e condicionamentos físicos. O que deve variar é a intensidade e a complexidade dos exercícios, de acordo com as condições de cada pessoa.

Confira alguns dos benefícios que os alongamentos podem trazer:

– Relaxamento muscular e menos tensão;

– Flexibilidade e amplitude dos movimentos

– Redução do risco de lesões musculares;

– Prepara a musculatura para exercícios;

– Melhora a coordenação motora;

– Melhora a circulação sanguínea;

– Reduz dores articulares;

– Reduz o encurtamento muscular;

– Previne ou corrige problema posturais;

– Auxilia no relaxamento mental e diminuição do estresse.

Por isso é tão importante praticar o alongamento, pois o seu corpo vai melhorando e com isso, o exercício melhora também. Lembre-se de alongar no início e fim das atividades físicas que você realiza, para obter melhores resultados e prevenir as dores. Para alongamentos mais específicos, tenha acompanhamento de um profissional capacitado. Corpo alongado é saúde. Alongue-se!

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais furiosa!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

Confira nosso perfil do instagram (clique aqui) para mais inspiração, novidades e dicas. Faça parte do nosso #team. Até a próxima!

Fonte: zeroacucar