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Fatores que influenciam a evasão de clientes em uma academia: Estudo de caso
Todos os procedimentos foram aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário de Belo Horizonte.
06 Julho 2023

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Este estudo investigou os principais fatores que levam à evasão de clientes em uma academia em Belo Horizonte, ajudando profissionais de educação física e gestores de academias a entender e combater o abandono do exercício regular. Participaram 100 indivíduos entre 18 e 60 anos que pararam de frequentar a academia. Foi aplicado um questionário contendo 25 possíveis motivos para o abandono, agrupados em cinco categorias: biológica, psicológica, social, ambiental e técnica. As respostas foram avaliadas usando uma escala Likert de 5 pontos e a consistência foi verificada pelo Coeficiente Alfa de Cronbach. Os resultados indicaram que a falta de tempo, a distância entre a academia e a casa do usuário, e a falta de motivação própria foram fatores decisivos para a desistência.

Mesmo com a crescente popularidade da atividade física e a compreensão de seus benefícios, muitas pessoas ainda desistem de programas de treinamento em academias. Este estudo busca compreender melhor os fatores que influenciam essa evasão. Embora as academias sejam locais para melhoria da qualidade de vida e interação social, cerca de 50% dos indivíduos abandonam os programas de exercício físico nos primeiros seis meses. No Brasil, a taxa de evasão chega a 70%. A motivação é apontada como um fator crucial para a aderência à atividade física regular, assim como a consciência dos benefícios do exercício. Entretanto, a principal alegação para o abandono é a falta de tempo. Professores e gestores de academia podem usar essas informações para criar estratégias mais eficazes para manter os clientes, satisfazendo seus desejos e necessidades e, consequentemente, melhorando a retenção.

O estudo investigou as razões pelas quais 100 indivíduos (64 homens e 36 mulheres, idades entre 18 e 60 anos, de diferentes contextos socioeconômicos e culturais) abandonaram uma academia na região metropolitana de Belo Horizonte, após pelo menos seis meses de frequência. Os participantes responderam a um questionário estruturado em duas partes: a primeira coletando dados demográficos e a segunda abordando os motivos do abandono.

O questionário foi estruturado com base em literatura prévia, uma primeira versão foi elaborada e, em seguida, revisada por três "experts" com mais de 10 anos de experiência em atividade física em academias. Nenhuma pergunta foi removida após a revisão.

Os participantes foram recrutados por telefone e informados sobre o propósito do estudo. Depois de concordarem em participar, a entrevista foi realizada imediatamente. Todos os procedimentos foram aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário de Belo Horizonte.

Os dados coletados foram tabulados e analisados, focando em como os 25 itens do questionário - representando 25 possíveis razões para o abandono - poderiam fornecer uma medida válida e confiável dos efeitos da atividade física nos participantes. A confiabilidade do questionário foi avaliada usando o Coeficiente Alfa de Cronbach, que avalia a consistência interna do instrumento. A validade foi avaliada por meio da análise fatorial, que identificou os principais fatores por trás do abandono da academia.

Resumo do blog: Este estudo analisou os fatores que influenciam a desistência da prática de exercícios físicos em uma academia em Belo Horizonte. Foram entrevistados 100 indivíduos, sendo 64 homens e 36 mulheres, com uma média de idade de 28,9 anos. Os resultados indicaram que a "falta de tempo" (39%), a "distância entre a academia e a casa" (22%) e a "falta de motivação própria" (12%) foram os principais motivos para a desistência. A maioria dos indivíduos que desistiram por causa da distância precisava usar um veículo para chegar à academia. A falta de tempo e a falta de motivação foram corroboradas por outros estudos como razões principais para o abandono da atividade física regular. O estudo sugere que aumentar a consciência sobre os benefícios do exercício e melhorar a gestão do tempo pode ajudar a superar essas barreiras. Além disso, os professores devem entender as teorias da motivação para elaborar estratégias mais eficazes para manter os alunos fisicamente ativos.

O estudo conclui que a dificuldade de acesso à academia, falta de motivação e de tempo são fatores significativos que levam as pessoas a abandonarem a prática de atividade física. Portanto, é crucial desenvolver pesquisas e estratégias para intervir nesse cenário, tentando modificar ou minimizar esses obstáculos e promover a permanência dos indivíduos nas academias.

Resumão do estudo de caso:

Por que as pessoas abandonam as academias? Descobertas de um estudo de caso em Belo Horizonte

Você sabia que mesmo com o conhecimento dos benefícios do exercício, muitas pessoas abandonam os programas de treinamento em academias? De fato, a taxa de abandono no Brasil chega a alarmantes 70%! Agora, e se lhe dissermos que um recente estudo realizou uma análise aprofundada dessas estatísticas de evasão?

Foi realizada uma pesquisa com 100 pessoas, que antes eram membros fiéis de uma academia local, mas que decidiram pendurar as luvas (ou os tênis de academia). Esses indivíduos tinham entre 18 e 60 anos e, para nossa surpresa, descobrimos que as principais razões para o abandono eram: falta de tempo, a distância entre a casa e a academia, e a falta de motivação própria.

Após a aplicação de um questionário que avaliava 25 possíveis motivos para o abandono (englobando aspectos biológicos, psicológicos, sociais, ambientais e técnicos), revelou-se que os obstáculos cotidianos como tempo e distância são mais influentes do que se poderia pensar.

E olha só que curioso: dos indivíduos que abandonaram por causa da distância, a maioria precisava utilizar algum tipo de veículo para chegar à academia. A falta de tempo, apontada como principal culpada, e a escassez de motivação foram corroboradas por estudos anteriores como os vilões na saga da desistência de atividades físicas.

No entanto, aqui está uma ideia: E se pudéssemos usar essas informações para manter as pessoas ativas? Professores e gestores de academia, atenção! Essas descobertas poderiam ser a chave para desenvolver estratégias mais eficazes, atendendo aos desejos e necessidades dos frequentadores de academia, e melhorando a retenção.

Parece que a conscientização sobre os benefícios do exercício e uma melhor gestão do tempo podem ajudar a superar essas barreiras. E sem esquecer da motivação - sabemos que ela é essencial para a aderência à atividade física regular.

Conclusão da pesquisa: a dificuldade de acesso à academia, a falta de motivação e de tempo são os obstáculos significativos no caminho do exercício regular. Precisamos de pesquisas e estratégias para abordar essa situação, modificar ou minimizar esses obstáculos e promover a permanência dos indivíduos nas academias.

Portanto, se você é um profissional de fitness ou alguém que está lutando para se manter motivado, lembre-se: O conhecimento é poder! Compreender melhor as razões por trás da desistência pode ser o primeiro passo para superá-las. Então, que tal colocar sua roupa de ginástica e partiu treino!

Leia o estudo na integra: https://www.researchgate.net/publication/330433701_Fatores_que_influenciam_a_evasao_de_clientes_em_uma_academia_estudo_de_caso

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais furiosa!

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