Blog

Consumo de suplementos por jovens frequentadores de academias de ginástica em São Paulo
Supplement use amongst young individuals in São Paulo's fitness centers
13 Junho 2023

O estudo investigou o consumo de suplementos em jovens frequentadores de academias de ginástica em São Paulo. Dos 201 participantes, 61,2% relataram utilizar suplementos. Os homens tendem a consumir mais suplementos do que as mulheres, e os adolescentes tendem a utilizar mais do que os adultos jovens. Os suplementos mais comuns foram bebidas esportivas, hipercalóricos, aminoácidos, proteínas e creatina.

A maioria dos participantes fazia uso dos suplementos por auto prescrição ou indicação de treinadores. O tempo de exercício, tempo na academia e influência de amigos e/ou familiares também foram fatores que afetaram o consumo de suplementos. Esses resultados indicam que o uso de suplementos é uma prática comum nas academias, influenciada pelo ambiente e pelos relacionamentos pessoais.

Foto grátis mulher de tiro médio treinando com barra

A análise avaliou os fatores relacionados ao consumo de suplementos em adolescentes e adultos jovens que frequentam academias de ginástica em São Paulo. Observou-se que a pressão da sociedade e da mídia em relação ao corpo padrão contribui para o aumento no uso de suplementos. Os jovens fisicamente ativos são os que mais utilizam suplementos, motivados pela crença na eficácia dos mesmos e pela preocupação com a aparência física e o peso.

O atendimento nutricional nas academias revela o consumo indiscriminado de suplementos, muitas vezes influenciado por colegas e treinadores despreparados. O estudo também destaca a falta de conhecimento sobre os efeitos a longo prazo dos suplementos e a necessidade de diretrizes para orientar os profissionais da área. Em suma, os resultados indicam a relação entre a prática de exercícios, a busca por padrões estéticos e o consumo de suplementos entre os jovens frequentadores de academias.

Esta pesquisa foi realizada com 201 jovens entre 15 e 25 anos que frequentavam academias de ginástica. O critério de inclusão era ser frequentador de academia, independentemente do tempo ou frequência. Foi utilizado um questionário para coletar dados sobre hábitos de exercício, imagem corporal e consumo de suplementos.

Os dados foram analisados usando testes estatísticos, como o teste do qui-quadrado e o teste t de Student. Observou-se que 61% dos participantes eram usuários de suplementos, sendo que os homens e os adolescentes tendiam a consumir mais do que as mulheres e os adultos jovens. O tempo de prática de exercícios, a frequência e o tempo de permanência na academia também influenciaram o consumo de suplementos.

Foto de uma jovem atleta realizando uma prancha no chão de seu quarto gerada por ai

Os objetivos de exercício relacionados à estética e competição estavam associados ao consumo de suplementos. A bebida esportiva foi o suplemento mais consumido, seguido por vitaminas e minerais. Homens e mulheres diferiam nos tipos de suplementos consumidos.

O estudo mostrou que os suplementos mais consumidos pelos jovens são a bebida esportiva, bebida de recuperação e gel de carboidrato, enquanto os mais velhos preferem a creatina, proteínas e maltodextrina. Os BCAA e hipercalóricos são consumidos em proporções semelhantes por ambas as faixas etárias.

Em média, cada usuário consome 1,5 suplemento, sendo que a maioria consome apenas um, mas 40% consomem dois ou mais. Os usuários consideraram a maioria dos suplementos consumidos como eficazes. Além disso, ter um usuário de suplementos em casa e ter amigos usuários influenciam significativamente o consumo desses produtos.

O estudo conclui que: o maior consumo de suplementos está relacionado a mais tempo de prática de atividade física e permanência na academia, sendo mais comum entre os homens. A bebida esportiva é o suplemento mais consumido. O uso de suplementos nessa amostra é maior do que em outros grupos, como frequentadores de academias, atletas e população em geral.

Os adolescentes são mais suscetíveis à influência dos suplementos, e a presença de usuários em casa e amigos usuários também influencia o consumo. Os objetivos principais dos usuários são ganhar massa muscular e melhorar o desempenho. Os treinadores são fontes importantes de indicação, mas também ocorre a auto prescrição.

A credibilidade na eficácia dos suplementos prescritos por nutricionistas é similar à mídia e a funcionários de lojas de suplementos. Recomenda-se que as indicações sejam baseadas em dados científicos e necessidades individuais, e os nutricionistas desempenham um papel fundamental nesse processo.

Estudo na íntegra: https://www.scielo.br/j/rbme/a/5F9wK4ndtvsBzgr584t8x9m/

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais furiosa!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

Confira nosso perfil do instagram (clique aqui) para mais inspiração, novidades e dicas. Faça parte do nosso #team. Até a próxima!