Blog

Conheça esses 8 alimentos probióticos para manter o corpo saudável
Para não faltar lactobacilos vivos, leveduras e demais nutrientes positivos nas suas refeições, veja a seguir 8 opções de alimentos probióticos que garantem saúde e bem-estar e promovem a manutenção do organismo.
01 Junho 2023

Se você escutar o termo lactobacilos vivos, deve imaginar algum comercial que fala sobre a importância dessa “bactéria do bem” para a flora intestinal, afinal, eles estão presentes nos alimentos probióticos, responsáveis pelo bom funcionamento e bem-estar do corpo.

Quando o assunto é saúde equilibrada e imunidade alta, os probióticos serão os responsáveis para que você tenha uma rotina alimentar adequada e a microbiota intestinal regulada, sendo assim, é importante conhecer os alimentos que sejam fontes de lactobacilos (e derivados) para manter o corpo saudável!

O que são alimentos probióticos?

Os alimentos probióticos são opções funcionais para o organismo, pois contém vitaminas e minerais importantes para manter a saúde do corpo. Em adição, são ricos em leveduras e bactérias que regulam a flora intestinal, ajudam na manutenção do corpo e ainda auxiliam a prevenir doenças como gastrite, pois contribuem para a boa digestão.

Para aproveitar os benefícios dos diversos alimentos probióticos, é importante tê-los diariamente nas refeições para que não haja carência nutricional. Sejam os diversos iogurtes, leite fermentados e outros, o que importa é não faltar probióticos na sua rotina!

Conheça esses 8 alimentos probióticos para manter o corpo saudável

Para não faltar lactobacilos vivos, leveduras e demais nutrientes positivos nas suas refeições, veja a seguir 8 opções de alimentos probióticos que garantem saúde e bem-estar e promovem a manutenção do organismo:

1. Iogurte natural

Obtido a partir do leite fermentado, o iogurte natural é um dos diversos alimentos probióticos disponíveis no mercado. Essa opção é sinônimo de lactobacilos vivos, sendo assim, ele garante muitos benefícios que vão além da regulação da microbiota intestinal!

Ao consumir iogurte natural, é possível evitar a prisão de ventre e melhorar as defesas do organismo, sendo assim, gripes e resfriados podem ser prevenidos, além de garantir o bem-estar intestinal!

2. Chucrute

Produzido a partir da fermentação do repolho, o chucrute é um alimento de sabor ácido e outra opção probiótica para as suas refeições. Rico em lactobacilos e vitaminas, é possível comer bem com novas opções para o seu cardápio!

Vale ressaltar que o chucrute é rico em fibras e antioxidantes, sendo assim, ao ingressar esse alimento nas refeições, é possível evitar diarreia, prisão de ventre e até alguns tipos de câncer. Quando o assunto é qualidade de vida, essa opção não pode faltar!

3. Kefir

Bebida fermentada com concentração grande de probióticos, o kefir é uma nova opção que está crescendo no mercado alimentício, pois possui inúmeros benefícios para a flora intestinal.

A começar pela composição, é um alimento rico em cálcio, vitaminas e ainda pode ser consumido por lacto intolerantes, o que garante acessibilidade para um grupo grande de pessoas que não podem consumir derivados de leite de origem animal.

O kefir também é anti-inflamatório, dessa forma, investir nessa opção garante a melhora da defesa do organismo.

4. Kimchi

Você conhece ou já comeu kimchi? Esse alimento probiótico está se tornando popular nos últimos tempos, principalmente para quem segue dietas vegetarianas e veganas. O preparo é simples: fermentação à base de vegetais e sal.

Ingredientes

- 2 pés de acelga
- 1 xícara (chá) de sal marinho
- 2 xícaras de água e mais um pouco para mergulhar a acelga
- 1/4 de xícara de farinha de arroz
- 1 cabeça de alho
- 1 gengibre (5 cm)
- 1/4 de xícara (chá) de molho de peixe
- 2 xícaras (chá) de nabo descascado e cortado em tirinhas
- 2 xícaras (chá) de rabanete cortado finamente
- 1 xícara (chá) de cebolinha cortada em tirinhas
- 1/2 xícara (chá) de pimenta vermelha coreana em flocos
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de sal
- 1 luva de borracha (a pimenta mancha as mãos e machuca)

Preparo

- Descarte as folhas externas ou estragadas.

- Corte-a ao meio e depois em quatro quartos, sem desprender as folhas do talo.

- Dissolva metade do sal em um pouco de água e mergulhe as acelgas nessa salmoura, mas retire em seguida.

- Tire o excesso de água.

- Espalhe a outra metade do sal entre cada uma das folhas da acelga.

- Deixe descansar por aproximadamente 2h30.

Pul (ajuda o kimchi a fermentar):

- Misture a farinha de arroz com duas xícaras (chá) de água em uma panela e mexa até ferver. Desligue e espere esfriar.

Temperos:

- Bata o alho, o gengibre e o molho de peixe no liquidificador até ficar bem fino.

- Despeje essa mistura em uma bacia, junte a farinha de arroz com a água já fria, a pimenta, o sal e o açúcar.

- Acrescente a cebolinha, o nabo, o rabanete e misture muito bem.

Finalização:

- Enxágue a acelga em água corrente, lavando bem entre as folhas, e deixe escorrer.

- Quando toda a água tiver saído, ponha as luvas de borracha e comece a colocar a mistura de temperos na acelga.

- Esfregue o molho entre as folhas e o que sobrar espalhe por cima.

- Pegue uma das folhas maiores e enrole em torno do resto fazendo uma trouxa.

- Ponha o kimchi em jarras, de preferência de barro ou cerâmica com boa vedação. Lembre-se de deixar algum espaço livre, porque o kimchi fermenta.

- Deixe a conserva em temperatura ambiente por 24 horas e depois guarde na geladeira. Espere fermentar por um ou dois dias, pelo menos. Quanto maior o tempo de fermentação, mais forte será o sabor da conserva. Se você não é um iniciado, comece com calma.

Rico em vitaminas, fibras e minerais, é uma ótima opção com baixas calorias, além de ser extremamente saudável!

Se você quer comer bem e manter o bom funcionamento do intestino, o kimchi será a opção para você. É importante dizer que esse alimento ajuda na saúde do coração e no combate da obesidade, então não deixe que esse alimento falte nas suas refeições!

5. Kombucha

Outra opção popular, o kombucha está entre as opções mais saudáveis e flexíveis quando o assunto é os alimentos probióticos.

Isso porque ele é preparado com a fermentação do chá verde ou preto, tendo sabor doce e refrescante. Ou seja, é de fácil consumo e simples de achar!

Se você deseja prevenir problemas de saúde, garantir benefícios como fortalecimento do sistema imune, prevenção de gastrite e câncer de estômago, além de ter ação diurética! O kombucha precisa estar em algum momento na sua alimentação.

6. Leite de soja

Normalmente, os alimentos probióticos são derivados do leite animal (iogurtes e afins). Porém, é possível consumir por meio de outras fontes, caso esse do leite de soja.

Rico em vitamina D, o iogurte probiótico à base de leite de soja garante variedade no cardápio e ainda ajuda no bom funcionamento da flora intestinal. Se você é vegano, vegetariano ou intolerante à lactose, o leite de soja pode ser um grande aliado na sua alimentação!

7. Picles

Quem diria que o picles seria famoso por ação probiótica? Esse alimento é rico em vitamina K e em boas bactérias que ajudam a regular o intestino e construir hábitos saudáveis. Sendo assim, se você é fã desse alimento, saiba que o consumo equilibrado vai ajudar (e muito) na sua qualidade de vida!

8. Vinagre balsâmico

Por fim, para fechar a lista, o vinagre balsâmico. Ele é um alimento proveniente do vinho e é rico em probióticos.

Ótimo para temperar saladas e garantir novos sabores às refeições, com ele ainda é possível regular o metabolismo e o açúcar no sangue. Se você quer ter novas experiências, invista nessa opção, você não vai se arrepender!

Como inserir os alimentos probióticos na minha alimentação?

Se você percebeu, grande parte dos alimentos são de fácil acesso. Porém, algumas opções podem ser ricas em gorduras ou sódio, sendo assim, para inserir os alimentos probióticos na sua alimentação, o ideal é ter acompanhamento nutricional!

Se você já tem suporte de um especialista, veja como modificar o cardápio para ter os benefícios dos probióticos na sua vida e ainda manter as refeições de acordo com as suas necessidades.

Agora, se você não tem acompanhamento nutricional e nem pensa em ter, tenha cuidado com as adaptações. É importante ter equilíbrio e consumir todos os grupos alimentares, então não faça mudanças radicais na sua relação com os alimentos.

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais furiosa!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

Confira nosso perfil do instagram (clique aqui) para mais inspiração, novidades e dicas. Faça parte do nosso #team. Até a próxima!

Fonte: treinus