Blog

Conheça 4 Erros ao Utilizar o Suplemento Whey Protein!
Conheça alguns dos principais erros que muitas pessoas cometem na hora de utilizar o whey protein, prejudicando a absorção do suplemento e os resultados na musculação.
18 Junho 2019
Conheça 4 Erros ao Utilizar o Suplemento Whey Protein!

Entre a classe dos suplementos de proteínas, o whey protein é o suplemento mais utilizado por atletas (profissionais e amadores) do mundo inteiro. Isso porque, ele gera resultados impressionantes para quem busca o aumento de massa muscular.

No entanto, apesar dele ser o suplemento mais badalado que existe, ainda existem muitos erros os quais são cometidos com seu uso. Estes erros podem fazer com que os seus resultados e até mesmo o seu dinheiro sejam jogados no lixo.

Ultimamente eu tenho visto muito desses erros sendo cometidos, até mesmo por pessoas já experientes no mundo da suplementação. No entanto, a maioria dos erros de consumo do whey protein acontecem por quem está começando.

Sendo assim, quero te convidar a continuar comigo nessa leitura e acompanhar este artigo onde preparei uma lista com os 4 principais erros ao consumir o whey protein. Não se espante de você também estiver cometendo um desse erros.

Simbora então?

O que é o whey protein?

whey protein é a proteína do soro do leite. Podemos dizer que é a mais alta em valor biológico, pois não só contém todos os aminoácidos essenciais, mas possui altos teores de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs)

Em sua fabricação, o whey protein pode passar por inúmeros processos de filtragem (retirando micro e macro nutrientes, além de impurezas) e por processos de hidrólise completa ou parcial, favorecendo ainda mais sua digestão e a velocidade de absorção.

Quanto maiores forem os processos de purificação, mais elevado será o seu preço. Além disso, algumas versões podem conter nutrientes, como vitaminas e minerais, saborizantes, corantes, conservantes e emulsificantes.

 

1- Consumir de forma exagerada

Em primeiro lugar, sabemos que nada substitui a alimentação sólida. Isso porque, ela gera um perfeito equilíbrio de nutrientes e uma ótima absorção e digestão também.

Além disso, consideremos que o whey protein é uma proteína com digestão muito mais rápida do que um pedaço de alcatra ou contra filé, por exemplo.

não exagere no consumo de whey protein

Entretanto, da mesma maneira que ele é rapidamente absorvida, os aminoácidos presentes nele tendem a baixar seus níveis muito rápido, fazendo com que, em pouco tempo, o corpo peça por nutrientes novamente.

Ainda, a L-Leucina, um dos principais aminoácidos presentes no whey protein, possui uma vasta capacidade de aumentar a síntese proteica.

No entanto, quando essa síntese é estimulada muito frequentemente e em “picos”, ela tende a ser inibida, ou seja, não ocorrer mais, fazendo com que os músculos não se desenvolvam, podendo até ocorrer o temido catabolismo (perda de massa).

 

Sendo assim, quando você realmente necessitar fazer uso desse suplemento, use algumas estratégias a fim de não utiliza-lo sozinho e evitar o consumo exagerado, e, de quebra, até economizar o seu dinheiro.

Veja algumas dicas:

  1. É interessante combiná-lo com uma outra proteína de digestão mais lenta, como a caseína ou a albumina, adicionar alguma fonte de fibras, como um abacate, oleaginosas ou mesmo a aveia.
  2. Você também pode combinar com alguma fonte de lipídio de cadeia longa ou muito longa.

Utilizando estas estratégias, você poderá obter os benefícios do whey, sem o prejuízo de ter os níveis baixados muito rapidamente e precisa ingerir novos nutrientes em pouco tempo.

2- Só consumir Whey Protein com frutas

Não quero dizer que você nunca deva usar whey protein com frutas.

Por exemplo, se em um dia de treino intenso, você não tiver ali disponível uma maltodextrina, um waxy maize ou uma dextrose, não há nenhum problema em usar uma banana ou um punhado de uvas verdes. O que não deve ser feito é consumir o suplemento sempre com frutas.

whey protein com frutas

Quando falamos em consumir whey protein, é interessante pensar que sua principal finalidade é a rápida absorção. Logo, quaisquer coisas que possam interferir nisso, devem ser evitadas.

Apesar de não ser “proibido”, o consumo de whey protein combinado com algum fruta pode atrapalhar o processo de absorção, devido ao seu teor de fibras. Isso pode atrapalhar a ação do whey no organismo.

Ou seja, o consumo de whey antes do treino ou no pós-treino imediato deve ser o mais limpo possível, com água e, se possível, com algum carboidrato, como o Waxy Maize ou a Palatinose.

Portanto, consuma whey protein da maneira mais simples possível!

3- Consumir Whey Protein antes de dormir

Sendo o whey protein uma proteína de absorção rápida, ela não é interessante para ser consumida antes de dormir.

A explicação é que antes de dormir, ficamos um longo período sem nos alimentar e precisamos de uma proteína a qual possa ser mais lentamente digerida. Dessa forma, conseguimos disponibilizar aminoácidos na corrente sanguínea de maneira mais prolongada.

consumir whey antes de dormir

Entretanto, existem algumas combinações que podem ser feitas com o uso do whey protein antes de dormir e que é importante destacarmos.

  • Quando o whey protein é misturado com algum tipo de gordura, fibra alimentar ou mesmo com alguma outra proteína de lenta digestão.

Se você mistura o whey protein com pasta de amendoim, a gordura presente no amendoim irá prejudicar o processo de absorção, fazendo com que a absorção do whey fique mais lenta e demore mais tempo.

O mesmo ocorre quando misturamos o whey com alguma fibra alimentar ou mesmo com alguma outra proteína de absorção mais lenta (por exemplo, uma mistura de iogurte integral com whey protein).

4- Consumir Whey Protein sendo alérgico à proteína do leite ou intolerante à lactose

Sabemos que o whey protein é derivado do leite e jamais deve ser usado por pessoas com alergia ou intolerância. Essas pessoas devem buscar alternativas, como proteínas vegetais, proteína da carne, do frango ou a albumina.

Em alguns casos, dependendo do grau de intolerância, essas pessoas até podem consumir certos tipos de whey, como o isolado ou hidrolisado. No entanto, caso a intolerância delas seja a mais severa, é importante tomar muito cuidado ao consumir, ou até mesmo, nem consumir.

Até porque, o fato de um whey protein ser isolado ou hidrolisado não garante que ele seja livre de lactose. Logo, você deve se certificar que ele é, de fato, sem de lactose para evitar problemas sérios de saúde.

consuma whey protein sem lactose

Conclusão

whey protein é um dos suplementos nutricionais mais usados no mundo inteiro. Entretanto, existem alguns erros clássicos que são cometidos por grande parte das pessoas.

Isso acaba fazendo com que os objetivos buscados com o uso do whey sejam perdidos ou ainda, minimizados bastante.

Sendo assim, é de extrema importância que você possa observar quais são esses erros e encontrar as melhores formas de corrigi-los para melhorar os resultados com o uso dele, e até mesmo economizar dinheiro.

Boa suplementação!