Blog

Dano à fertilidade masculina por anabolizantes é reversível
Conhece uma ótima alternativa para não precisar de hormônios?
11 Maio 2023

O uso de anabolizantes sem orientação médica traz riscos à saúde. Apesar de não ser nenhuma novidade, os casos de complicações relacionadas ao uso indevido ainda são altos.

Essas substâncias, derivadas da testosterona (hormônio sexual masculino), são produzidas em laboratórios de forma sintética e promovem o aumento dos músculos do corpo (hipertrofia). Um estudo apresentado no encontro anual da Sociedade de Endocrinologia, em Nova Orleans nos EUA, mostrou que os andrógenos também são capazes de causar infertilidade.

Para os pesquisadores, homens que abusam de anabolizantes podem sofrer com baixa produção do hormônio testosterona e, também, de espermatozoides. Mas após pararem ou interromperem o uso, os danos à fertilidade podem, em geral, ser revertidos.

Foto de capa do artigo

Pelo estudo, foi visto que após 14 meses a produção de esperma já tinha se estabilizado e em 19 meses os níveis de hormônio luteinizante também havia normalizando. A descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Sydney e do Concord Repatriation General, Hospital na Austrália, em que foram feitos testes com 93 homens.

A pesquisa

Os 93 homens foram divididos em 3 grupos:

- 41 deles estavam usando testosterona ou esteroides durante a pesquisa;
- 31 deles já haviam usado esteroides, mas estavam há 3 meses ou mais sem;
- 21 eram saudáveis que se exercitavam sem fazer uso dessas substâncias.

Aqueles que durante o estudo ainda tomavam algum hormônio, tinham os testículos menores e também uma menor produção de espermatozoide. Além disso, para esse mesmos participantes (homens que estavam sob uso de anabolizantes) foi possível ver uma diminuição dos níveis de outro hormônio, o luteinizante.

Ele age diretamente nos testículos e influencia a produção dos espermatozoides. Já entre aqueles que não usavam nenhuma substância anabolizante há 3 meses ou mais, os resultados eram semelhantes aos participantes que nunca tomaram nada.

A busca por melhor desempenho e aparência, muitas vezes, leva ao uso de substâncias anabolizantes sem o devido acompanhamento médico. O que pode ser bastante prejudicial à saúde.

Já pensou em não utilizar hormônios? Se sim, nosso GH Testosterone é uma ótima opção para você! Ele vai fazer com que seu organismo aumente a produção testosterona de forma natural, além de potencializar o ganho de massa muscular e a performance física. Clique aqui para conhecer mais!

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais furiosa!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

E não deixe de nos seguir no Instagram clicando aqui para mais inspiração, dicas e faça parte do nosso #team. Até a próxima!