Blog

O que é catabolismo muscular e por que é importante evitá-lo
Quando exageramos nos exercícios aeróbicos, podemos ocasionar o catabolismo muscular - ou seja, a degradação das proteínas do músculo.
20 Dezembro 2022

Quem treina frequentemente na academia já deve ter ouvido falar no catabolismo muscular, um dos principais empecilhos para quem quer ganhar musculatura. Esse problema geralmente acontece quando a pessoa fica muito tempo sem se alimentar - principalmente no caso de pessoas que se exercitam com bastante frequência e em grande intensidade. Aqui, nós esclarecemos alguns pontos sobre o catabolismo muscular e porque é recomendável evitá-lo. Confira!

Catabolismo muscular consiste na degradação da musculatura

O catabolismo muscular consiste na degradação dos músculos para fornecer energia ao corpo. Ou seja, explicando de forma mais simples, o corpo se "alimenta" da massa muscular para ter energia necessária para fazer exercícios e atividades comuns.

Na verdade, o catabolismo é uma reação química superimportante, pois atua na quebra e degradação de substâncias (matéria orgânica) para produzir energia para o nosso corpo. Junto com o anabolismo (que consiste nas reações de síntese e construção), ele constitui o metabolismo do nosso corpo. Só que para quem estiver visando o ganho de massa muscular, o mais indicado é evitar ao máximo o catabolismo (quebra) dos músculos.

Quando estamos praticando algum exercício, o nosso corpo precisa de ainda mais energia para correr, levantar peso e se movimentar de uma forma geral. Por isso, você deve se alimentar de maneira correta para que o organismo tenha uma fonte de energia para a qual recorrer. Você já deve ter reparado, por exemplo, que atletas maratonistas costumam ser mais magros e menos musculosos. Isso porque eles fazem uma atividade aeróbica durante muito tempo, de modo que o corpo desgasta demais a massa magra (músculos).

Tente não exagerar nos exercícios

Se o seu objetivo é manter a massa magra do corpo, evitando ao máximo o catabolismo, é importante não exagerar demais nos exercícios - em especial, nos aeróbicos, que são os que mais promovem a queima de energia. A musculação, por outro lado, é a atividade perfeita para quem quer fortalecer os músculos. No entanto, também é importante que você pegue peso e faça exercícios de força de forma moderada e sempre acompanhada de instrutores, personal trainers e outros profissionais da área.

Lembre-se de se alimentar com frequência

A alimentação é um dos aspectos que mais merecem atenção, pois quando não fornecemos energia ao nosso organismo ele precisa recorrer ao metabolismo muscular. Por isso, a nossa dica é que você não fique muito tempo sem se alimentar. Aliás, o recomendado é que você coma porções pequenas sempre de três em três horas, de modo que o corpo estará sempre munido de energia. Além disso, você também deve seguir uma dieta balanceada com bastante legumes, frutas e verduras, que têm substâncias muito benéficas para o organismo e fornecem energia para as atividades diárias.

As proteínas são ótimas para ganhar musculatura

Você sabia que as proteínas são essenciais para o crescimento da massa magra? Depois de fazer musculação, inclusive, é recomendável que você se alimente com alimentos ricos em proteínas, como ovos, carnes magras e leguminosas. Mas lembre-se: as proteínas são ideais para a alimentação pós-treino. Antes de se exercitar, opte por carboidratos e alimentos mais leves, que são fontes mais rápidas de energia.

Você conhce nosso Whey 3W NO2? Ele possui as 3 formas de proteínas: isolada (WPI), concentrada (WPC) e hidrolisada (WPH). É indicado para repor nutrientes fundamentais para a construção muscular, além de ter uma rápida absorção e potencializando a recuperação dos musculos! Clique aqui para conhecer esse suplemento furioso.

É bom evitar o catabolismo muscular?

Manter a musculatura fortalecida é algo fundamental para o funcionamento do nosso corpo. Afinal, os músculos também servem para proteger os ossos, as articulações e, sendo assim, auxiliar na movimentação de todo o corpo. Por isso, o ideal é evitar o catabolismo muscular, de modo que o organismo fique sempre fortalecido. No caso dos maratonistas, como nós já citamos, vale lembrar que os atletas passam por um acompanhamento intensivo e cuidadoso com profissionais da área. Ou seja, há um controle da perda e ganho de massa magra.

Para que não ocorra o catabolismo indicamos à você o BCAA 3K NO2 que atua para a reposição dos aminoácidos e, assim, não só evitar a perda muscular, mas proporcionar o alívio de dores e da sensação de fadiga. Conheça aqui os nossos produtos!

Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça uma de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!