Blog

O que te impede de ir mais longe?
Saiba que a prática esportiva ou de atividade física podem contribuir.
13 Abril 2023

Todo mundo quer ser feliz e é natural do ser humano buscar ter mais, ser mais e melhor para responder a essa necessidade de felicidade. A nossa busca, porém, pode encontrar muitos impedimentos pelo caminho: doenças, carência de recursos financeiros, limitações físicas, problemas psicológicos e emocionais, medo, baixa autoconfiança, pouco tempo, desmotivação, falta de energia ou até preguiça.

Já que os obstáculos nunca faltam, a pergunta chave precisa ser: Dentro do que está ao meu alcance mudar, há algo que possa fazer para remediar esse problema? Estou realmente fazendo o melhor para essa mudança acontecer?

É evidente que nem tudo possui uma solução imediata e simples, mas muitos dos nossos problemas podem ser amenizados com atitudes positivas. Por exemplo, apostar em alimentação saudável, prática de atividade física e bom sono pode aumentar a energia, melhorar a concentração e a disposição; planejar-se bem e estabelecer prioridades, ajuda a encontrar mais tempo para estudar e crescer profissionalmente.

Quer uma dica boa? A prática de esporte é um caminho de melhora para diversos aspectos da vida. Claro, não vai resolver todos os problemas magicamente, mas pode oferecer ferramentas para você enfrentar muitos dos obstáculos que te atrapalham de ir mais longe. A atividade física traz uma série de benefícios para a saúde corporal, psicológica, comportamento e atitude de superação diante das adversidades. É sobre isso que precisamos falar!

O ESPORTE COMO CAMINHO

Você com certeza já deve ter parado para refletir os pontos de mudança que você mais deseja, aposto até que alguma vez já escreveu uma listinha de metas para o ano novo. Não é mesmo?

Você se identifica com alguns dos itens abaixo? Saiba que a prática esportiva ou de atividade física podem contribuir. Entenda como:

✔ Esperança e motivação

O esporte é motivador! Através dele você é estimulado a conhecer seus próprios limites e superá-los. Você descobre que é muito mais forte do que imaginava, desenvolve resiliência e coragem para enfrentar desafios em várias áreas da vida.

✔ Autoconfiança

A falta de confiança em si pode levar muitas vezes à autossabotagem, que é deixar de tentar por medo de não conseguir. Saiba que você é muito mais forte do que imagina, mas talvez se esqueceu ou ainda não tenha se provado de verdade. O esporte é um ótimo caminho para descobrir seu potencial e evoluir cada vez mais. Além disso, a satisfação com o próprio aspecto físico melhora muito a autoestima e a autoconfiança.

✔ Mudança de hábitos

Enquanto alguns precisam de auxílio para organizar e potencializar a rotina, outros precisam de um empurrãozinho para sair da zona de conforto e quebrar maus hábitos, como preguiça e procrastinação. Essa mudança não é simples, mas investir na prática de atividade física pode ser a chave para essa transformação, pois ela é capaz de estimular a disciplina, o foco, motivar a adoção e manutenção de uma série de hábitos positivos em todas as áreas da vida.

✔ Saúde Mental

Problemas de saúde mental podem ter uma melhora significativa ao aliar o tratamento terapêutico (ou psiquiátrico) com a atividade física, pois a prática atua na regulação das substâncias do cérebro que são responsáveis pela sensação de bem estar, sendo capaz de ajudar casos de depressão e ansiedade, diminuindo também o estresse e a tensão corporal.

✔ Saúde Física

Dores articulares, problemas ósseos, baixa energia, fraqueza, diabetes, hipertensão, problemas respiratórios e males advindos do sobrepeso etc. A atividade física pode ajudar em tudo isso e muito mais, pois aumenta a imunidade, regula as funções do organismo, fortalece a musculatura, queima gordura e contribui no tratamento de algumas doenças crônicas. A natação, em especial, é recomendada por especialistas para casos respiratórios, tratamento de lesões, problemas ósseos, articulares e diminuição de dores.

✔ Memória, foco e concentração

A prática de atividade física regula as funções do corpo, melhora a qualidade do sono, reduz o estresse e a ansiedade, estimula o trabalho cognitivo e a memória. A natação, em especial, ao potencializar a capacidade respiratória, ajuda a deixar o raciocínio mais rápido, além disso, o aprendizado de novos movimentos complexos estimulam a concentração.

Como você pode notar, a atividade física traz inúmeras contribuições para a qualidade de vida, enquanto o esporte é fator de MOTIVAÇÃO. Nós acreditamos fielmente nisso e, por meio da natação, podemos contribuir para muitas histórias de SUPERAÇÃO.

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais furiosa!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

E não deixe de nos seguir no Instagram clicando aqui para mais inspiração, dicas e faça parte do nosso #team. Até a próxima!

Fonte: arenaclub