Blog

Confira 8 tipos de treinos para variar a sua rotina esportiva!
O mundo esportivo não é feito apenas de musculação ou exercícios aeróbicos, existem vários tipos de treinos que podem ser benéficos e bem-vindos na sua rotina esportiva.
25 Maio 2023

A máxima “qualquer modalidade esportiva deve ser supervisionada por um profissional” tem crescido, afinal, para evitar lesões, o atleta não modifica por si próprio o que foi prescrito no planejamento. E a mesma lógica segue ao ter o desejo de variar os tipos de treinos desportivos, até porque, como todos sabem, nem só de uma prática vive o atleta.

O pensamento acima é muito importante dentro do mundo esportivo, pois existe assim, uma boa relação entre aluno e treinador. Essa aliança ajuda o atleta a ter mais flexibilidade e abertura para modificações no decorrer das práticas, o que dá liberdade ao profissional de educação física para variar os tipos de treinos dentro do planejamento prescrito.

Isso porque muitas modalidades podem ser feitas em conjunto, seja para fortalecer e definir os músculos, ajudar na resistência ou até acelerar a queima de gordura. Existe uma infinidade de práticas, e você confere aqui algumas variações para agregar valor na sua rotina esportiva. 

Confira 8 tipos de treinos para variar a sua rotina esportiva!

O mundo esportivo não é feito apenas de musculação ou exercícios aeróbicos, existem vários tipos de treinos que podem ser benéficos e bem-vindos na sua rotina esportiva. Basta analisar quais as melhores opções e pedir suporte de um profissional qualificado para manter uma boa rotina de exercícios, de acordo com os seus objetivos.

A seguir, você confere 8 opções para variar a sua rotina esportiva:

1. Treino cardiovascular

O treino cardiovascular é uma ótima escolha para quem deseja fortalecer o sistema cardíaco, afinal, os exercícios são feitos para trabalhar músculos e pulmões através de atividades que vão testar a resistência corporal como um todo.

Aqui, você pode optar pelas seguintes modalidades:

- Caminhada.
- Ciclismo.
- Corrida (rua ou esteira).
- Dança (todos os tipos).
- Exercícios no elíptico.
- Spinning.
- Jump.
- Zumba.
- Entre outros.

Vantagens do treino cardiovascular

- Reforça a musculatura da região (cardio).
- Ótima opção para fazer após a musculação.
- Favorece a queima de gordura.
- Aumenta a disposição e, consequentemente, a produtividade.
- Controla os níveis de estresse e ansiedade.
- Ajuda a diminuir celulites e os níveis de colesterol. 

2. Treino de definição

Os treinos de definição são pensados para queimar o máximo possível de gordura entre o músculo e a pele. Assim, é possível ter a definição, objetivo comum quando o atleta almeja estética corporal.

Além de favorecer o fortalecimento muscular, o treino de definição é uma ótima opção para quem já faz musculação, afinal, é possível, com o treino na academia, alcançar o emagrecimento e redução das medidas corporais.

Aqui, é mais comum ter exercícios específicos para chegar na devida definição muscular. São eles:

- Afundo
- Agachamento.
- Burpee.
- Exercícios abdominais.
- Prancha.
- É importante lembrar que um bom treino de musculação completo também irá trazer definição muscular. Porém, se você quer ir além de exercícios localizados, talvez ir à academia constantemente possa te dar resultados mais potentes.

Vantagens do treino de definição

- Ótimos resultados para quem deseja trabalhar cintura e glúteos.
- Excelente para o fortalecimento cardiorrespiratório.
- Estimula o emagrecimento.
- Ajuda na redução de gordura localizada.

3. Treino de força

Já os treinos de força são mais específicos, até porque eles precisam estar de acordo com o seu perfil e nível de prática para que não haja lesões e outros problemas.

O foco dessa modalidade é trabalhar grupos isolados, para que assim os músculos possam ser fortalecidos e, consequentemente, definidos pela prática e estímulo constantes. 

As duas opções mais populares são:

- Crossfit.
- Musculação.
- Vantagens do treino de força
- Atividades de acordo com seus objetivos e necessidades.
- Melhoram o condicionamento físico.
- Ajudam a diminuir o estresse (e outros problemas psíquicos).
- Aumentam a autoestima.

4. Treino funcional

Entre os tipos de treinos existentes, a modalidade funcional surge para aqueles que não gostam da musculação e preferem trabalhar todas as regiões do corpo de uma só vez!

Aqui, são elaborados circuitos de treinos que envolvem movimentos e ações naturais do dia a dia (pulos, saltos e agachamentos), assim, é possível trabalhar noções de equilíbrio e consciência corporal. E tudo isso mantendo boa qualidade de vida e bem-estar geral.

Como os circuitos são personalizados, a sequência dos exercícios vai depender do instrutor que irá guiar a aula. Mas em resumo, é possível ter:

- Agachamentos.
- Exercícios com halter.
- Pular corda.
- Saltos.
- Trotes.
- E outros.

Vantagens do treino funcional

- Alternativa simples e potente para quem tem pouco tempo no dia para treinar.
- Trabalha muitos grupos musculares por aula.
- Auxilia na percepção de equilíbrio e coordenação motora.
- Ensina a controlar melhor o corpo.
- Aulas coletivas que ajudam na socialização do praticante.

5. Treino HIIT

Agora, conheça um treino potente de curta duração, mas com grandes resultados: o HIIT!

Traduzido como treino intervalado de alta intensidade, o HIIT é uma ótima opção para quem deseja trabalhar grupos musculares com excelência, porém, em curto período de treino (cerca de 20 a 30 minutos).

Essa é uma modalidade difícil, que exige prática e não pode ser feita todos os dias, sendo assim, veja com o seu treinador se essa opção pode entrar no seu planejamento de exercícios!

Aqui, temos as seguintes opções de treino:

- Método Little.
- Método Tabata.
- Vantagens do treino HIIT
- Métodos de curta duração com excelentes resultados.
- Pode ser feito em casa.
- Ajuda no controle da pressão arterial.
- Ótima opção para quem deseja se desafiar.
- Melhora o controle da respiração.
- Práticas de alto gasto calórico.

6. Treino de hipertrofia

Treino comum na musculação, os exercícios que têm como objetivo a hipertrofia servem para aumentar o volume muscular do corpo, que acontece pelo estímulo constante e localizado dos grupos musculares através do treinamento de força.

Aqui, carga e intensidade são palavras-chave para alcançar o objetivo da hipertrofia, afinal, elas precisam estar alinhadas com o tempo de descanso entre as séries para que tenha evolução segura e gradativa no decorrer dos treinos.

Aqui, o treino de hipertrofia pode ser feito com as duas opções:

- Crossfit.
- Musculação.

Vantagens do treino de hipertrofia

- Melhora a autoestima.
- Ajuda no processo de emagrecimento.
- Ótima opção para reforço muscular.
- Combate a insônia.
- Melhora a alimentação e controla hábitos ruins.

7. Treino de resistência muscular

Na sétima opção, o foco será no treino de resistência muscular. Aqui, o objetivo é manter a força máxima de um determinado músculo para que assim, crie a resistência na região treinada.

Como impacto, é possível trabalhar a fadiga muscular e, consequentemente, a exaustão, afinal, você está treinando o corpo para que ele suporte uma extremidade que foi estimulada por um peso grande.

Esse é mais um treino difícil, e que NÃO DEVE ser feito sem supervisão. Sempre tenha um profissional ao lado para evitar lesões e demais problemas.

Aqui, a prática é feita única e exclusivamente através da musculação.

- Vantagens do treino de resistência muscular
- Desenvolve consciência corporal.
- Ajuda a conhecer e respeitar os próprios limites.
- Ótima opção para atletas de alto rendimento que praticam esportes de alta intensidade.

8. Treino terapêutico

Por fim, temos um tipo de treino voltado para o bem-estar geral!

As práticas terapêuticas servem para combater o estresse diário, com foco na redução de danos agressivos à saúde mental, sendo assim, são exercícios mais recreativos ou com baixa intensidade, mas que ainda assim, entregam bons resultados!

Aqui, é possível praticar:

- Caminhada leve.
- Circuitos funcionais de baixa intensidade.
- Pilates.
- Yoga.

Vantagens do treino terapêutico

- Liberação de serotonina e endorfina, hormônios responsáveis pelo prazer e felicidade.
- Práticas positivas no combate ao sedentarismo.
- Diminui os níveis de estresse e ansiedade.
- Ajuda a viver um dia de cada vez.

E agora, qual o melhor treino para os seus objetivos?

Se você chegou até aqui, percebeu que existem inúmeras práticas no mundo esportivo, e todas vão depender das suas necessidades, capacidades físicas e tempo disponível para treinar.

Num geral, o ideal é ter o suporte de um profissional de educação física para que ele realize uma anamnese ou avaliação física para analisar junto a você as melhores opções de acordo com os seus objetivos. Em adição, é importante passar por um médico cardiologista para verificar a saúde do coração, afinal, algumas práticas podem exigir muito de você.

No mais, saiba que os tipos de treinos disponíveis têm um único objetivo em comum: exercitar seu corpo para que assim evite o sedentarismo e tenha boa qualidade de vida. Qualquer outro benefício só agrega ainda mais à prática.

Espero que tenha gostado do conteúdo!

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais furiosa!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

E não deixe de nos seguir no Instagram clicando aqui para mais inspiração, dicas e faça parte do nosso #team. Até a próxima!

Fonte: treinus