Blog

Whey Protein é bom para a sua saúde ?
Quantas vezes você já ficou na dúvida sobre esta substância utilizada como suplementação se é bom ou não consumir. Este suplemento é apontado como “substância nutricional suprema“.
06 Abril 2023

Whey protein é composto por proteínas de alta concentração e de melhor digestibilidade para melhorar a performance e a síntese proteica seja para praticantes de atividades físicas ou para qualquer indivíduo que precisa melhorar sua estrutura óssea e muscular. Principalmente é utilizado como fonte proteica e sua ação no organismo é multifuncional com diversos benefícios.

Como é uma fonte de proteínas, é preciso esclarecer que proteínas são macromoléculas formadas por muitas unidades menores chamadas de aminoácidos.



Nosso corpo precisa destas substâncias para sintetizar músculos, pele, unhas , cabelos, ossos, enzimas, tendões, células do sistema imunológico, hormônios, neurotransmissores e outras células que compõem muitos órgãos. Constantemente nosso corpo tem que renovar células que se degradam ou se modificam para formar tecidos, órgãos e novas células.

Ele precisa de proteínas formadas por uma cadeia de aminoácidos essenciais (que são 9 aminoácidos) e que estão em proteínas de origem animal, o qual nosso corpo precisa receber via alimentação, pois não consegue produzir sozinho.

O whey é uma fonte perfeita de matéria-prima para que estes processos aconteçam.

Entre as indicações terapêuticas de uso do whey protein podemos destacar a defesa e imunidade, além de auxiliar nas dietas de emagrecimento e ganho de massa muscular, recuperação de desnutridos e de pessoas muito magras, adjuvante no tratamento do câncer, controle do diabetes, controle de hipertensão arterial, auxiliar em tratamentos de doenças hepáticas, cardíacas, no pré e pós-operatório para melhor cicatrização, prevenção e tratamento de sarcopenia em idosos(perda de massa muscular), aumentar a ação da principal enzima de detoxificação do organismo e, é claro, também para performance e desempenho no esporte.

Os whey protein vendidos no mercado não são iguais, tem whey com proteína concentrada, isolada ou hidrolisada, provindas de fontes animais (leite ou carne) ou de fontes vegetais, com ou sem produtos químicos indesejáveis edepende de uma avaliação profissional correta para entender qual será a melhor escolha para seu caso.

Outro fator importante é que ele vai fazer o papel adequado e na função correta se for feita uma alimentação balanceada, equilibrada, prescrita individualmente e personalizada para você.

Nos procure para programar os melhores alimentos para você associado ou não a uma suplementação.

Conhece os 3 tipos de whey?

Whey protein concentrado

É uma suplementação minimamente processada, que retém antioxidantes e outras partículas que aumentam a imunidade corporal. Sua digestão é considerada lenta e, por isso, possui um objetivo bem diferente dos outros 2 tipos.

Normalmente, o whey concentrado é indicado como um lanche ou como um simples aditivo para quem não teve tempo de se alimentar adequadamente durante o dia.

Por não ser submetido a um vasto processamento, o complemento concentrado tende a ser mais barato do que os demais. Sua pureza varia entre 30% e 80% depois de passar pelos processos de micro e ultrafiltragem. O restante é dividido entre carboidratos e gorduras.

Whey protein isolado

Essa suplementação é mais processada do que a anterior, alcançando uma pureza de 95% de proteína. É a opção ideal para quem busca o consumo da proteína com menor teor de gordura e carboidratos, principalmente para quem tem sensibilidade à lactose.

Em geral, pode ser filtrado de 2 formas diferentes:

isolado íon exchange: filtragem a partir de reagentes químicos que separam as proteínas, porém, aumentam o teor final de sódio do produto;
isolado microfiltrado: filtragem mecânica a partir de baixas temperaturas, com baixo teor de sódio e preservação da estrutura das proteínas.

Esse tipo de concentrado também é o que mantém o maior número de vitaminas e BCAA. Em resumo, equivale a dizer que tudo o que não é proteína é retirado do produto.

Sua ingestão é indicada no pós-treino, já que o whey isolado fornece aminoácidos importantes para a recuperação dos músculos após a prática de atividades físicas. Além disso, a baixa concentração de carboidratos e gorduras auxilia quem busca a redução calórica, seja para emagrecer ou para definir o corpo.

Whey protein hidrolisado

O mais processado entre os 3, esse tipo de whey acaba sendo a opção mais cara. Mas isso se justifica pelas suas etapas de processamento, realizadas a partir de hidrólise, ou seja, as cadeias de proteína são submetidas à quebra e assumem uma versão final fragmentada de peptídeos, que garante uma absorção melhor no organismo.

Por essa razão, a ingestão é aconselhada, inclusive, para o período durante o treino, em função da rápida absorção pelo organismo.

Blends proteicos

Além dos 3 principais tipos de whey protein, existem ainda os blends proteicos, que são suplementos que combinam os outros tipos de whey. O resultado é o fornecimento proteico prolongado, obtido por meio da mistura das velocidades de absorção de cada um dos tipos (concentrado, isolado e hidrolisado).

Dessa forma, o corpo recebe aminoácidos por um longo período de tempo, evitando que o corpo entre em catabolismo depois de períodos de jejum.

Os blends proteicos também podem conter outras adições de proteínas fracionadas com absorção lenta. Assim, são evitadas as perdas de massa muscular enquanto o corpo é submetido a um tempo maior de intervalo entre as refeições.

É possível perceber que os resultados obtidos a partir do consumo de cada um dos tipos de whey são diferentes. Por isso, é importante entender qual é a melhor forma de consumir esse complemento.

Não espere aparecer o problema, previna-se. O profissional nutricionista é a pessoa indicada para lhe prescrever qual o whey que você precisa, evite seguir ou comprar somente pela indicação de um amigo ou profissional que não é nutricionista. 

Já conhece nossa linha de proteínas? Se ainda não, clique aqui para saber mais! 

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais furiosa!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

E não deixe de nos seguir no Instagram clicando aqui para mais inspiração, dicas e faça parte do nosso #team. Até a próxima!

Fonte: rsaude