Blog

Dicas e cardápio para ganhar massa muscular.
Para quem frequenta a academia ou está planejando começar com os treinos, uma grande preocupação é o ganho de massa muscular, também conhecido como hipertrofia.
06 Setembro 2022

Para ganhar massa muscular deve-se focar na ingestão de proteínas e comer bastante para formar os músculos tão desejados.

Confira essas dicas e sugestões para conquistar esse objetivo!

1) Adapte seu treino
Os exercícios devem ser alinhados com a quantidade de tempo que você tem livre no dia, com o tamanho do espaço disponível (contando que há pessoas que preferem se exercitar em casa), se você tem disponibilidade para correr (seu treinador pode modificar o tipo de cardio a ser realizado) ou se há uma necessidade de aumentar ou diminuir a dificuldade do treino.

2) Não pule o descanso
A explicação é bem simples: as células musculares durante o descanso, são melhor oxigenadas, ocorrendo uma aceleração na recuperação das fibras dos músculos, o que acarreta na hipertrofia muscular.

3) Adeque sua alimentação e não pule refeições
Para atingir o objetivo de ganhar massa muscular, outra dica importante é aumentar o consumo de proteínas.
As proteínas são responsáveis pelo crescimento dos músculos em nosso corpo.
Elas também estimulam a sensação de saciedade e possuem um efeito térmico, auxiliando na perda de peso e calorias gastas durante o dia. Se você quer definir os seus músculos, esta dica é muito importante: não pule refeições!

A alimentação é a parte fundamental no processo de hipertrofia, pois você, nesse processo, tem uma meta a ser cumprida no ganho de calorias e macronutrientes durante o dia.
Se você não cumpre, o seu corpo entende isso como uma dificuldade para o desenvolvimento dos músculos e você começa a perder massa magra.

4) Beba água
Para quem faz musculação, estar desidratado acarreta na redução da síntese de proteína e qualidade de resistência e força muscular, além da perda de energia, afetando diretamente o sistema digestivo, lubrificação das articulações e muito mais.
Para músculos saudáveis, consuma bastante água.

5) Diminua o consumo de açúcar e álcool
Já vimos o quanto a hidratação é importante nesse processo de hipertrofia muscular, o álcool surge como um antagonista disso.
Ele prejudica a recuperação dos músculos após o treino, pois os hormônios responsáveis pelo crescimento e construção muscular (GH e testosterona) são afetados.
O álcool também afeta negativamente o ganho de massa muscular na absorção de fibras tipo 2, as responsáveis por deixar o nosso corpo mais preparado para exercícios que exigem força e velocidade, o que, obviamente, afeta no seu treino.
O açúcar, por sua vez, inibe o ganho de massa e garante o acúmulo de gordura: para quem está nesse processo, os doces são inimigos!

CARDAPIO PARA GANHAR MASSA MUSCULAR: 

Um cardápio ideal deve reunir refeições que combinem o consumo de carboidratos, gorduras, proteínas e fibras nos momentos e nas quantidades adequadas para o seu corpo.

Para isso, é importante prestar atenção no que você consome durante o café da manhã e a ceia.

O que comer no café da manhã para ganhar massa muscular?

Um exemplo de combinação ideal para começar o dia é:

1 fatia de mamão com uma colher (sopa) de farinha de aveia + café com leite + ovos + cuscuz ou fatias de pão integral com queijo minas, frescal.

Lanche da manhã para ganhar massa muscular:

No lanche das manhãs, opte por inserir alguma fruta no cardápio, associado a uma porção de oleaginosas (como castanhas e amendoim) ou uma barrinha de proteína, preferencialmente sem açúcar.

As frutas e as oleaginosas são uma excelente fonte de carboidratos e gorduras saudáveis, assim como vegetais, aveia e azeite de oliva.

O que comer no almoço para ganhar massa muscular?

Já vimos como a ingestão de proteínas é importante nesse processo.

Para quem é vegano ou vegetariano, uma boa pedida para substituir a ingestão de proteína por meio da carne é através de grãos como feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha e soja, por exemplo.

Para quem é adepto da carne, também deve estar atento à ingestão de grãos e vegetais na hora do almoço.

Uma sugestão de cardápio pode ser:

4 colheres de sopa de arroz integral + 3 colheres de feijão + 1 filé médio de peito de frango grelhado + salada cozida de batata, cenoura e brócolis ou salada crua de repolho, cenoura e pimentão.

 
Lanche da tarde para ganhar massa muscular:

Um lanche da tarde equilibrado para garantir a hipertrofia pode ser:

Alguma fruta (maça, mamão, abacate ou banana amassada) + oleaginosas de sua preferência (amendoim, castanhas ou amêndoas).

Você também pode optar por uma vitamina de Whey Protein ou proteína vegetal com água de coco e alguma fruta de sua escolha.

Morangos e kiwis são boas, pois possuem baixo índice glicêmico.

O que comer no jantar para aumentar a massa muscular?

Uma boa pedida de cardápio para ganhar massa muscular nessa refeição é:

Salmão ou frango grelhado, ou carpaccio de carne + batata-doce cozida + salada de folhas.

Alguns suplementos podem ser importantes aliados nesse processo.

WHEY PROTEIN

É um dos queridinhos para ganho de massa magra corporal. Em sua composição, possui aminoácidos absorvidos pelo corpo para o estímulo de construção de tecidos e músculos, a partir da proteína do soro do leite. A quantidade a ser ingerida é relativa de pessoa para pessoa, o que vai depender do peso  e intensidade do treino de cada um ou excesso pode sobrecarregar os rins, causando prejuízos.

BCAA

É uma série de aminoácidos em cadeia ramificada, importante na recuperação muscular, indicado para aumento da massa muscular. Pode ser associado ao uso de Whey Protein.

Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!

Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça uma de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: Recover Farma