Blog

O que é e como aumentar a força muscular?
Quando se fala em força muscular, as pessoas já pensam em atividades físicas, em ganho de massa muscular etc. Mas, na verdade, exercemos a força muscular o tempo todo em nosso dia a dia.
01 Setembro 2022

Pode ser definida como a tensão que nossos músculos exercem (ao se encurtarem e se contraírem) contra uma determinada resistência.
Quando ficamos em pé, somos sustentados não apenas por nosso esqueleto, mas também pelos músculos, através da força muscular. Quando nos levantamos da cama, do sofá ou do chão, exercemos a força muscular e quando erguemos algum objeto também, enfim, são inúmeras as situações. E é fato que aumentar a força muscular e a resistência faz parte da boa saúde e da qualidade de vida.



Quais são os 3 tipos de força muscular?

Os tipos de força muscular são: isotônica, isométrica e isocinética.

Isotônica: Quando a força é gerada acima da força da gravidade e também quando a região esquelética está envolvida. Ela está relacionada com a movimentação corporal.
Isométrica: É quando a força não gera movimento no corpo e é menor do que a gravidade do ambiente.
Isocinética: Este caso é quando o atleta está em movimento e exerce o máximo da força que seu corpo é capaz. Um exemplo de atividade isocinética é a corrida.

Qual a diferença entre força muscular e potência muscular?

Força muscular é unicamente o esforço. Já a potência muscular é uma atividade que envolve esforço, velocidade e coordenação de movimentos, ao mesmo tempo, assim como quando levantamos um objeto diversas, por exemplo.

Como manter e desenvolver a força muscular?

Para desenvolver a força muscular é preciso praticar o treinamento resistido. O objetivo desse tipo de treino é vencer uma resistência por meio de movimentos dinâmicos ou em isometria. A elevação da força ocorre em cada treino, já que depois do estímulo de adaptação acontecem aquelas pequenas lesões geradas pela tensão. Após isso vem o processo de recuperação muscular, ou seja, o descanso, no qual ocorre a síntese proteica. Nesse momento, a fibra muscular passa por uma restauração e uma adaptação ao estímulo dado, aumentando a capacidade que a pessoa tem de resistir a novos níveis de força.

O que aumenta a força muscular?

Aderir a uma rotina de exercícios acompanhada por um profissional físico. É necessário também uma alimentação saudável e apropriada para alcançar esse objetivo. E isso só pode ser prescrito por nutricionistas. Outro ponto fundamental para aumento da força muscular é verificar com profissionais quais suplementos podem ser utilizados, de acordo com uma avaliação individual.

Quais as melhores atividades para desenvolver a força muscular?

Para que esse processo dê resultados e seja feito de forma segura, é necessário que seja acompanhado por um educador físico. Mas, de forma geral, alguns exercícios utilizados para o aumento de força muscular são: Levantamento Terra, Agachamento livre, Supino Plano (reto), Elevações em Barra fixa, Dips nas paralelas, Remada Curva (baixa) etc.

O que dá força na hora de malhar?

De forma mais segura e individual os profissionais médicos e nutricionistas podem te dar essa resposta. Eles poderão, de maneira personalizada, prescrever uma dieta específica para o ganho de força, que atenda às características e necessidades de cada organismo.
Inclusive, poderão verificar se é necessário o consumo de suplementos alimentares e quais suplementos são os mais indicados.

Conheça nosso pré-hormonal GH que além de fornecer nutrientes e estímulos naturais para a produção de hormônios, aumenta a massa magra, a imunidade, melhorando a força, a performance aeróbica e muito mais.

Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!

Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça uma de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: Recover Farma