Blog

Pré-treino: o que é, para que serve e quando tomar
Treinar todo dia exige energia, força e disposição, mas nem sempre temos isso, por isso o pré-treino é um suplemento que ganha cada vez mais adeptos, devido aos seus resultados, promovendo uma melhora nos resultados dos praticantes de atividades físi
21 Julho 2022

Praticantes de atividades físicas necessitam ter uma boa alimentação e preparo para o treino, caso isso não ocorra, ficarão sem energia para treinar e não terão um bom desempenho. O pré-treino foi desenvolvido para ajudar a combater isso, para auxiliar a continuar se esforçando mais e por mais tempo. Portanto, embora o suplemento possa ser tomado em uma variedade de formatos – desde refeições, shakes, pílulas e muito mais – todos eles foram projetados para aumentar os níveis de energia e aumentar o foco do indivíduo.

Para muitos, os suplementos pré-treino são geralmente misturados com uma bebida e tomados cerca de 30 minutos antes do início do treino. Isso porque, ao fornecer carboidratos extras ao corpo, a glicose no pré-treino ajuda a aumentar os níveis de açúcar no sangue e fornece energia adicional durante os exercícios.

É válido afirmar que o pré-treino possui inúmeros benefícios para o organismo humano, principalmente para atletas. Abaixo serão listados os principais benefícios deste produto:

Melhor desempenho: 

Uma pesquisa publicada no Journal of International Society of Sports Nutrition concluiu que os suplementos pré-treino “são promissores como um auxílio ergogênico para indivíduos ativos”, ou, em outras palavras, melhoram o desempenho de pessoas que já frequentam a academia ou praticam outra modalidade de atividade física.

Maior concentração e foco:

O pré-treino contém cafeína, que melhora a cognição. Como uma pesquisa publicada no Journal of Alzheimer ‘s Disease descobriu, a cafeína atua na excitação, no humor e na concentração das pessoas.

Ainda, a Universidade de Córdoba descobriu que a citrulina adicionada ao pré-treino pode somar 53% a mais de repetições de supino em um treino.

Previne a fadiga prematura:

À medida que os níveis de energia se esgotam durante o exercício, os músculos podem se cansar e ficar exaustos prematuramente. Quando a nutrição pré-treino compreende os nutrientes corretos, o corpo estará preparado para um desempenho ideal com altos níveis de energia. Quando o corpo tem energia prontamente disponível para queimar, é possível fazer cada repetição da melhor forma possível.

Se o frequentador médio da academia tomar a quantidade recomendada de acordo com seu peso corporal, ele sentirá os efeitos do pré-treino em 30 a 45 minutos. É por isso que deve ser consumido antes de ir para a academia, para começar a fazer efeito assim que chegar ao local. Dependendo do produto, o pré-treino vai durar de três a seis horas – tempo suficiente para realizar um treino bem intenso.

Os componentes do pré-treino são extremamente importantes para que sua eficácia seja alta. Na maioria das vezes, as grandes empresas possuem uma formulação parecida, que será apresentada abaixo:

Cafeína: ao estimular o sistema nervoso central do corpo, a cafeína ajuda a aumentar o estado de alerta e o foco. Ou seja, os treinos do indivíduo serão ainda mais intensos, sendo possível aumentar o número de séries e repetições e, consequentemente, atingir os objetivos mais facilmente.

Taurina: é um tipo de aminoácido encontrado em muitos alimentos e frequentemente adicionado a bebidas energéticas. A taurina demonstrou ter vários benefícios à saúde, como um menor risco de doenças e melhor desempenho esportivo. Também é muito segura e não tem efeitos colaterais conhecidos quando tomada em doses razoáveis.

Beta alanina: melhora o desempenho, aumentando a capacidade de exercício e diminuindo a fadiga muscular. Ela também tem propriedades antioxidantes, de reforço imunológico e antienvelhecimento. Embora quantidades excessivas possam causar formigamento na pele, a beta-alanina é considerada um suplemento seguro e eficaz para aumentar o desempenho nos exercícios.

Arginina: inúmeros estudos científicos sugerem que os suplementos de L-arginina podem melhorar o desempenho nos exercícios, aumentando o óxido nítrico no corpo, o que melhora o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos músculos. Além disso, esse aminoácido também é capaz de regular a pressão arterial.

Coenzima Q10: capaz de reduzir o dano oxidativo que leva à fadiga muscular, danos à pele e doenças cerebrais e pulmonares.

Vitamina B1: atua na conversão dos carboidratos em uma molécula chamada ATP (responsável por garantir energia ao corpo).

Vitamina B2: ideal para pessoas que buscam emagrecer, visto que converte as moléculas de gordura em energia.

Niacina B3: auxilia na produção de energia através da quebra das moléculas de carboidratos.

Vitamina B5: responsável por enviar oxigênio ao SNC (Sistema Nervoso Central). Portanto, é essencial para quem busca um melhor desempenho e menor fadiga.

Vitamina B6: atua diretamente na síntese proteica e, dessa forma, ajuda no crescimento muscular.

Vitamina B12: produz mais energia e resistência durante os treinos.

Ácido Fólico: responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico, cardiovascular e nervoso. Além disso, o ácido fólico é extremamente importante para quem busca aumento de massa muscular, pois aumenta a síntese de proteínas e a divisão celular.

Há muitas marcas de pré-treino no mercado, um pré-treino que possui todos esses componentes citados acima é Cardiac ß2000. Dentre os principais componentes existentes neste pré-treino, estão: 2000mg de Alanina, 200mg de Cafeína, 1000mg de Taurina, 3000 de Creatina e Coenzima Q10, além das vitaminas do Complexo B.

Além disso, o Cardiac ß2000 também possui todos os aminoácidos essenciais listados acima. Portanto, sua síntese proteica será intensa após sua ingestão, contribuindo para o aumento de massa muscular e definição.

No entanto, deve ser ingerida apenas a dose recomendada na embalagem, para que não ocorram possíveis efeitos colaterais.

Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!
Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras! 
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: metropoles