Blog

Confira 8 tipos de lutas para te inspirar a começar!
Antigamente os diversos tipos de lutas eram utilizados como formas de preparo para a guerra, hoje em dia servem para além da autodefesa.
29 Setembro 2022

By Redação 29 de setembro de 2022 | Tempo estimado de leitura: 10 min

É possível reconhecer os próprios limites, conseguir impor barreiras e buscar sempre o melhor de si, sendo assim, lutar é um modo de rever a vida e construir novas perspectivas.

Confira agora os tipos de lutas mais inspiradores:

1- Aero Kickboxing

Modalidade recente, o aero é uma mescla dos treinos aeróbicos com as técnicas do kickboxing, então, além da luta tradicional, existem outros elementos dentro da prática que a torna única e inusitada.

É preciso desenvolver atenção, concentração e resistência, pois os treinos possuem ritmo e sincronia, e por isso é considerado uma luta intensa.

Benefícios do aero kickboxing:

Essa é a modalidade perfeita se você deseja estar sempre em movimento. O aero kickboxing possui muitos benefícios, se deseja melhorar o condicionamento físico, queimar muitas calorias e definir os músculos, pode ter certeza de que essa opção é uma das melhores.

2- Boxe

O boxe é um estilo que você já deve ter assistido, já que é bem popular no mundo das lutas. A prática consiste em derrotar o oponente através da variação de socos apenas nos membros superiores, ou seja, nada de chutes ou golpes baixos.

É importante ter boa postura e firmeza para que o oponente não te derrote.

Benefícios do boxe:

Fortalecimento da musculatura, correção da postura, queima calórica e concentração. Esses são os benefícios mais comuns e visíveis nos treinos de boxe, sendo assim, se deseja aprender a se defender e ainda ter qualidade de vida como um todo, essa será uma boa escolha de luta.

3- Capoeira

É uma prática que mescla a dança com luta, ao som do berimbau. Luta brasileira com ritmo e técnica.

Exige força e flexibilidade do praticante, esse tipo de luta possui golpes complexos, sendo uma técnica de autodefesa no período da escravidão no Brasil.

Hoje a capoeira virou uma prática nacional e de acesso popular.

Benefícios da capoeira:

Ajuda no desenvolvimento muscular e gasta muitas calorias. O diferencial vai para a desenvoltura da flexibilidade, socialização e redução do estresse e ansiedade, se esses pontos chamam a sua atenção, a capoeira será a prática ideal.


4- Esgrima



É caracterizado por usar uma arma branca para combate, sendo o florete a espada mais popular. Ela é uma ferramenta com lâmina flexível, então não irá machucar o oponente.
A meta dessa luta não é machucar ou causar danos ao adversário, ela ajuda no desenvolvimento do raciocínio rápido, sendo assim, quem atingir o oponente primeiro ganha ponto.

Benefícios da esgrima

Ajudou no desenvolvimento da coordenação motora, raciocínio mais rápido, além de melhorar a concentração. Essa é uma das práticas menos violentas, mas ajuda a desenvolver habilidades mentais e corporais para uma rotina mais saudável.

5- Jiu-jitsu

Essa luta demanda muita atenção mental e preparo físico, ou seja, precisa de garra para seguir os treinos.

A prática é caracterizada pelo alto gasto calórico, além de preparo pré-treino. Com exercícios de força e alongamento, o jiu-jitsu prepara o lutador não apenas para a defesa pessoal, mas para ter um corpo definido e a mente forte.

Benefícios do jiu-jitsu

Definição muscular, defesa pessoal, controle da mente, disciplina e fortalecimento muscular. Benefícios mais visíveis quando o assunto é jiu-jitsu.
Se você quer evoluir e deseja colocar seu corpo nos limites, pode apostar nessa luta. Mas fique atento: precisa ter a mente forte para continuar.

6- Judô

É uma luta de prática oriental, tem o objetivo de desenvolver técnicas para a autodefesa, sendo assim, o que é aprendido no decorrer das aulas são movimentos que ajudam na proteção. Esse é o grande motivo para não exigir golpes no rosto, por exemplo.

Para lutar judô, é importante que tenha controle e sustentação do corpo, pois é necessário derrubar o adversário. Essa não é uma modalidade difícil entre tantas opções de artes marciais, então se você deseja aprender técnicas de defesa e ainda manter o corpo ativo, escolha essa prática.

Benefícios do judô

Ajuda a fortalecer diversos grupos musculares, queima calorias, auxilia no desenvolvimento pessoal e ainda é possível aprender a ter controle do corpo.

7- Krav Maga

É uma técnica de defesa pessoal e que está crescendo nos últimos tempos, principalmente para se prevenir de agressões do dia a dia. Isso é possível pois a prática é um dos tipos de lutas que melhora o condicionamento físico, cria resistência e ajuda a emagrecer.

As aulas desse tipo de luta são baseadas em ensinar técnicas que terão como objetivos neutralizar ataques do adversário e feri-lo, para assim ter chances de escapar do perigo de forma rápida.

Benefícios do krav maga

A técnica necessita que o praticante trabalhe os reflexos do corpo, desse modo, as aulas serão intensas e irão ajudar o lutador a trabalhar a concentração, coordenar movimentos e aprender a lidar com situações de risco.

8- Taekwondo



É uma luta coreana que melhora a saúde do coração e otimiza o condicionamento físico, é uma prática onde o grande foco é nas pernas, logo, flexibilidade e equilíbrio são habilidades muito importantes para essa arte marcial.

Benefícios do taekwondo

Essa luta também irá trabalhar a mente e corpo, logo, é possível melhorar as capacidades cognitivas, acelerar o metabolismo e fortalecer a imunidade.

Vale lembrar que apoio profissional é necessário, então busque alguém qualificado para te guiar nessa jornada.

Pronto para deixar seu treino furioso? Para acompanhar a sua luta escolhida, aqui vai uma indicação de um de nossos melhores pré-treinos desenvolvidos:



Bons treinos!

Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!

Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça uma de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: Treinus