Blog

O que é dieta paleo?
Você deve ter ouvido falar da dieta paleo, muitas pessoas em busca de um corpo mais sarado estão aderindo. Mas você sabe o que é?
30 Maio 2019
O que é dieta paleo?

O que é dieta paleo?

Você deve ter ouvido falar da dieta paleo, muitas pessoas em busca de um corpo mais sarado estão aderindo. Mas você sabe o que é?

Dieta Paleo parece ser a solução definitiva para qualquer pessoa que queira melhorar sua saúde, emagrecer, ganhar massa muscular e se evitar doenças modernas como diabetes, síndrome do intestino preso ou irritado, inflamações e muitas outras.

A máxima da deita paleolítica é coma comida de verdade. Comida de verdade é aquela que não vem de uma indústria, aquela que nosso corpo se adaptou por milhões de anos e por conta dela evoluiu. Conforme a dieta paleo devemos nos alimentar como nossos antepassados, aqueles que viveram antes da descoberta da agricultura, ou seja, quando ainda eram nômades e dependiam exclusivamente da caça e da colheita aleatória para sobreviver. Isso quer dizer mais ou menos entre os anos 9.000 e 7.000 antes de Cristo.

dieta-paleo

Neste tipo de alimentação paleo, você só pode comer aquilo que nossos antepassados podiam caçar ou coletar na natureza:

  • Carnes
  • Ovos
  • Hortaliças
  • Frutas
  • Sementes
  • Nozes e castanhas

Não entram, de jeito nenhum, os produtos industrializados e ricos em açúcares, gordura trans e aditivos químicos.

Por outro lado, muitas coisas que consideramos saudáveis hoje em dia ficam fora desta dieta paleo, como, cereais (arroz, trigo, milho) e leguminosas (feijão, lentilha, amendoim, grão de bico). É justamente nesse ponto que as pessoas encontram grandes dificuldades. Muitos ficam até mesmo “perdidos”sem poder colocar um pouco de arroz no prato.

A Dieta Paleo ganhou esse nome na década de 1970 com o médico Walter L. Voegtlin. Mais recentemente, recebeu impulso com as pesquisas do dr. Loren Cordain, autor do livro A Dieta do Paleolítico (The Paleo Diet), mestre em Fisiologia do Exercício pela Universidade de Nevada-Rento e doutor em Fisiologia do Exercício pela Universidade de Utah.

Esta dieta paleolítica tem feito bastante sucesso porque você não precisa contar calorias ou quantidades de alimentos.

A Dra. Maria Fernanda Pio, nutricionista dá as seguintes dicas para facilitar a vida de quem quer seguir a dieta paleo:

1. Elimine o açúcar e grãos principalmente trigo e soja

 2. O grupo das raízes e frutas devem ser avaliados, pois estão relacionados com seus gasto energético diário, não sendo necessário em excesso quando o objetivo é a perda de peso, diferente dos atletas e praticantes de atividade física que dependem de um maior aporte de carboidratos no seu dia, principalmente pré e após o treino

3. Consuma alimentos de verdade, evite industrializados ao máximo

4. Evite gorduras artificiais  como margarinas e óleos artificiais, selecione sua fonte de gordura, elas são fundamentais para o equilíbrio do nosso organismo. Não devemos ter medo das gorduras naturais como abacate – azeite – coco – banha – bacon, apenas devemos entender aonde, quando e quanto consumir.

5. vegetais no meu ponto de vista estão liberados. Consuma o mais variado possível , inclua em sucos – saladas – pratos quentes – recheios – sopas – use sua criatividade  

Fonte: Cozinha Fit