Blog

Superset: o novo responsável pela potência dos seus treinos
Se você quer mais eficiência nos seus exercícios, experimente.
27 Novembro 2020

Crédito de imagen: Suplementos Brasil 

Por Letícia Bonareti Lorette

Tempo de leitura: 6 minutos e 30 segundos

O que irá ler sobre Superset:

   Superset é uma nova inovação do mundo fitness, já ganhou o coração dos americanos e vem sendo usado no Brasil. Os fisiculturistas utilizam para aumentar o tempo em que o peso permanece no ar, melhorando os ganhos de hipertrofia e rendimento. Os levantadores amadores tem como objetivo diminuir o tempo total de treino e aumentar a capacidade. Enquanto os atletas conseguem capitalizar as adaptações de força e potência.

   Se você possui pouco tempo para se exercitar, mas tem a meta de ganhar resistência muscular e o condicionamento metabólico, acabou de encontrar o treino perfeito para você.  

 O que é?

  São dois exercícios realizados consecutivamente, com pouco ou nenhum descanso, reduzindo o tempo pela metade. Serve como substituição para o final ou começo do treino.

  Um exemplo é combinar a ação de empurrar com as de puxar, descansando os membros e obtendo o mesmo resultado que teria em um período mais longo.

Para quem é recomendado?

  A National Strength and Conditioning Association (NSCA) recomenda para quem deseja hipertrofia. Se esse for seu caso, intercale támbem com conjuntos compostos, que são dois exércicios dentro do mesmo grupo de músculos.

Como treinar?

  Escolha dois exércios que se complementem entre si. Um deve atingir o grupo muscular em treinamento, enquanto o outro alçancará a musculatura antagônica. Deve ser feito seguidamente, o desçanso virá somente no fim do primeiro Superset, porém deve ser rápido e dentro do limite do corpo.

  Repete-se o combo pelo número de repetições estipuladas no seu modelo.

  Benefícios
        1-Reduz o tempo total de treino

   É ótimo para levantadores e atletas ocupados. Se você tem uma rotina corrida, utilize-o para bons resultados sem atrapalhar seu tempo;

        2-Aumenta a capacidade de treino

  Consegue alçancar uma melhora consideravel de maneira natural e crescente, sem forçar o corpo;

        3-Auto ganhos de hipertrofia

  Usando exercícios voltados para grupos musculares semelhantes, podemos recrutar mais fibras à medida que o esforço aumenta. A única ressalva é que treinar repetidamente um grupo consecutivo pode causar uma taxa mais rápida de acúmulo de fadiga. Caso se sinta muito cansado coloque o Superset no final do treino.

Restrições

  Quando se pensa em “quem”, deve-se levar em conta o “como”. Todos podem usar os Superset, desde que não seja de maneira aleatória.  “Maior parte é bom senso”, explica Ebenezer Samuel, diretor do Men's Health Fitness.

  Também é bom lembrar que dentro de uma rotina de levantamento, a recuperação nunca deve ser cancelada, mas sim reduzida. Se você realiza movimentos com grandes cargas, precisa de pelo menos um tempo de descanso, para que a potência máxima esteja presente até a última repetição.

  Agora você já não terá mais a velha desculpa da falta de tempo para não treinar!

Conheça támbem outros modelos de treinos!

Não esqueça de seguir nosso Instagram e conhecer nossos suplementos!